12 Ago 2020
Colégios São Paulo e Anchieta comemoram resultados positivos no ENEM
Conteúdo sob medida Alô Alô Bahia.Em carta direcionada aos pais dos alunos, os Colégios Anchieta e São Paulo, que pertencem ao Grupo Educacional Anchieta (GEA) e estão localizados em Salvador, comemoraram importantes resultados alcançados pelas instituições no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2019.
De acordo com o INEP, órgão federal responsável pelo ENEM, que divulgou recentemente os resultados das escolas no exame de 2019, o Colégio São Paulo conquistou o melhor desempenho entre colégios da Bahia, com 60 a 90 alunos inscritos no exame, com uma média de 685,44 pontos. Entre os colégios baianos com mais de 90 alunos inscritos, o primeiro lugar ficou com o Colégio Anchieta, que alcançou uma média de 672,07 pontos.
Aproveitamos a oportunidade para bater um papo com o Prof. João Augusto Bamberg Conrado, Diretor Técnico-Pedagógico do Grupo. Confere logo abaixo nossa entrevista:
Alô Alô Bahia - Professor, conta pra gente um pouco sobre as colocações dos Colégios Anchieta e São Paulo no ENEM 2019?
João Bamberg - Foi com grande alegria que anunciamos, mais uma vez, as primeiras colocações do Colégio Anchieta e do Colégio São Paulo no ENEM de 2019, na Bahia. O Colégio Anchieta ficou em PRIMEIRO LUGAR NO ENEM 2019, NA BAHIA entre os colégios com mais de 90 alunos na 3ª série do Ensino Médio (191 alunos) e com a média de 672,07.
E o Colégio São Paulo ficou em PRIMEIRO LUGAR NO ENEM 2019, NA BAHIA entre os colégios com 60 e 90 alunos na 3ª série do Ensino Médio (73 alunos) com a média de 685,44.
AAB - Então os dois Colégios estão nos primeiros lugares?
JB - Sim. O critério adotado para a classificação acima foi o porte da escola, utilizado pelo INEP, órgão federal responsável pelo ENEM, nas últimas oportunidades em que divulgou oficialmente o resultado classificatório por Escola (2015 e 2016). Nós mantivemos o mesmo critério adotado nas últimas publicações do INEP relativas ao ENEM por Escolas. O INEP, baseado em diversos modelos estatísticos e justificativas técnicas, classificou as escolas em quatro grupos: muito pequeno (de 1 a 30 alunos), pequeno (de 31 a 60 alunos), médio (61 a 90 alunos) e grande (91 alunos ou mais). O órgão deu grande importância a esse critério por identificar a existência de fatores que alteram as médias das notas por escola em cada uma da s faixas e em vista do crescente número de escolas que passaram a fazer seleção de alunos com o objetivo de burlar o ranking do ENEM por Escola, sendo, portanto, inadequado comparar, por exemplo, a média de uma escola que tenha 30 alunos matriculados na 3ª série do Ensino Médio com a de uma outra que tenha 200 alunos.
AAB - No ano de 2019, os dois colégios também se destacaram nas mesmas posições relativas ao ENEM 2018?
JB - Exatamente. Tivemos os mesmos resultados de primeiros lugares. O Colégio São Paulo ficou com o primeiro lugar em Salvador e o Colégio Anchieta ficou em primeiro lugar na Bahia. Ficamos muito felizes em repetir essa “dobradinha” dos dois colégios em 2019. O Grupo Educacional Anchieta, que envolve os dois Colégios (Anchieta e São Paulo), investe muito na excelência dos seus professores, em seu conteúdo educacional exclusivo, em sua estrutura física de alto padrão e no relacionamento diferenciado com os alunos e suas famílias. Nós sonhamos juntos e acreditamos juntos. O projeto de vida dos nossos alunos é nosso também.
AAB - E como está a preparação dos alunos para o próximo ENEM com essa nova realidade de aulas virtuais, professor?
JB - Nós conseguimos nos adaptar muito rapidamente a essa nova realidade, apesar de ela ter pego todas as escolas de surpresa. Certamente não era algo imaginado por nenhuma instituição de ensino do país, porém, como já trabalhamos há tempo a concepção de educação Fluency & Tech, nossos professores vinham sendo preparados há quatro anos para a realidade da Educação Híbrida. É claro que o ensino online era uma ferramenta a mais nos nossos Colégios, mas, quando vieram a pandemia e a necessidade do ensino remoto, nossos alunos e professores migraram rapidamente para as aulas e atividades online e já fizeram testes simulados, outras avaliações e aulas interdisciplinares com facilidade, assim como já realizamos reuniões de pais por meio digital. Nossos alunos são nativos digitais. Para essa geração, a tecnologia é natural e intuitiva.
Foto: divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.