01 Fev 2024
Coleção inspirada nas simbologias do candomblé é lançada por Alberto Pitta e Mahina. Veja fotos
Uma coleção de moda praia inspirada nas águas, que evoca a presença divina de Iemanjá e Oxum, cujas energias e movimentos são manifestados tanto nas águas doces quanto salgadas, foi lançada em Salvador, na última quarta-feira (31).A coleção, que é uma parceria do artista plástico e fundador do Cortejo Afro, Alberto Pitta, com a marca baiana Mahina, foi apresentada, durante desfile para convidados, no O Passo, espaço de Vik Muniz no bairro do Santo Antônio Além do Carmo.
O desfile "Deságua", que foi patrocinado pelo Salvador Shopping, apresentou a coleção composta por três estampas criadas por Pitta - nas cores azul, marrom e verde -, que têm ilustrações que simbolizam o mar e o Candomblé, como o búzio, o peixe e o abebé (objeto da religiosidade iorubá, um emblema das Iás).
Referência internacional por ser pioneiro nas estampas afro baianas, o fundador do Cortejo Afro diz que "Deságua" vai muito além de ser apenas uma coleção. "Não é só uma coleção de moda praia, é arte em movimento, são signos e símbolos milenares da África sendo revisitados. São os búzios e os significados que trazem prosperidade, caminhos e segurança. Nessa collab, os elementos são exclusivamente da natureza, os búzios que marcam o meu trabalho há 45 anos, o sentido da composição estética e as cores inerentes a uma coleção moda praia”, explica.
Veja fotos:
Fotos: Jefferson Peixoto/Alô Alô Bahia.