18 Set 2023
Ceará vai distribuir 10 mil óculos especiais para ver o eclipse solar; fenômeno será mais bonito no Nordeste
O Planetário Rubens Azevedo, localizado em Fortaleza, no Ceará, vai distribuir mais de 10 mil óculos especiais para espectadores poderem ver o eclipse solar. O fenômeno vai poder se observado com mais nitidez em grande parte da região Nordeste, além de alguns estados do Norte. No restante do país, será visto de forma parcial.Os óculos começarão a ser distribuídos no dia 28 de setembro durante a solenidade de abertura da Jornada de Astrofísica que o planetário vai organizar no campus do Instituto Federal do Ceará, em Juazeiro do Norte. Os objetos foram adquiridos por meio da organização educacional Farias Brito e da Charlie Bates Solar Astronomy Project, dos Estados Unidos.
A astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional, alerta que a observação do eclipse requer alguns cuidados para evitar danos à visão.
“Em hipótese alguma podemos olhar diretamente para o Sol. Também não se pode olhar para o Sol usando equipamentos inadequados, seja em ocasião de eclipse ou não. Para ver o eclipse, podemos fazer observação indireta, por projeção, ou observação direta somente com o uso de óculos com filtros solares certificados (ISO 12312-2)”, explicou.
Uma dica para a observação indireta é usar um pedaço grande de papelão, como, uma tampa de caixa de pizza, e fazer um pequeno furo no centro, para a passagem da luz do Sol, que será projetada em um papel branco no chão ou na parede.
Publicado por H.C. | Foto: Marco de Stewart/Divulgação
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.