12 Mar 2024

BBB 24: Ministério Público anuncia inquérito para investigar racismo contra Davi nas redes sociais

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) anunciou nesta terça-feira (12) que vai investigar, por meio da Promotoria de Justiça de Combate ao Racismo, práticas racistas cometidas nas redes sociais contra Davi Brito Santos de Oliveira, participante do Big Brother Brasil 24, da TV Globo.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

Em comunicado divulgado pelo órgão, foi instaurado procedimento para apurar notícia de fato que relata que as ofensas aconteceram na internet. De acordo a promotora de Justiça Lívia Sant’Anna Vaz, a representação foi protocolada no MP na segunda-feira (11), pelo representante da vítima.

A promotora informou que as empresas responsáveis pelas redes sociais onde teriam ocorrido as ofensas racistas serão oficiadas para enviar informações dos perfis que teriam incorrido na suposta prática criminosa, com o objetivo de identificar os autores.

“As pessoas têm ficado muito à vontade para manifestar ódio nas redes sociais, seja racial, de gênero, de orientação sexual, acreditando que estão na clandestinidade, que não serão descobertas. Mas nós temos instrumentos jurídicos e tecnológicos para descobrir a autoria deste tipo de mensagem”, afirmou a promotora. 

Ela orientou que as pessoas devem denunciar caso se deparem com expressões dessa natureza, “printando” o conteúdo e anotando o endereço (URL) dos perfis fizeram as ofensas criminosas. As denúncias podem ser realizadas ao MP por meio do Disque 127, do site de atendimento ao cidadão e também pelo e-mail caodh@mpba.mp.br.

Redes sociais

Durante a participação do baiano no programa, a equipe de Davi divulgou registros nas redes sociais que mostram atos racistas de internautas e ofensas por conta de acontecimentos no jogo. Entre os prints estão falas que remetem à cor da pele e ao período da escravidão. O post denunciou que essas declarações têm caráter criminoso.

"Davi merece ser tratado com dignidade e respeito, independentemente de sua origem, etnia ou qualquer outra característica. É importante que as pessoas entendam o peso de suas palavras, principalmente nas redes sociais. O anonimato não deve ser algo utilizado ao seu favor para disseminar ódio e discriminação", escreve a equipe do participante. 

* Foto: TV Globo

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.