22 Fev 2024
Ator baiano, Fábio Lago fala sobre 'Renascer': 'Tive que me isolar porque estava sendo grosseiro'
Natural de Ilhéus, no Sul da Bahia, o ator Fábio Lago, 53 anos de idade, teve uma participação emblemática como o personagem Venâncio na primeira fase da novela Renascer, da TV Globo. Venâncio ainda será citado no desenrolar da história. Em entrevista à Quem, Fábio contou sobre os processos para a construção do capataz.Com quase quatro décadas de carreira, iniciada quando ainda morava na Bahia, o ator chegou a ser cotado para integrar o elenco de apoio da primeira versão da novela, em 1993. Fábio não aceitou a proposta de participar da novela original, mas fez questão de se colocar à disposição para o remake.
"Fui chamado pelo diretor Luiz Fernando Carvalho, em 1993, mas não aceitei porque teria que parar Dona Flor e seus Dois Maridos, peça que estava produzindo na época. Desta vez, disse 'sim'", afirmou o ator, que iniciou a carreira na década de 1980, atuando em clássicos do teatro infantil como Pluft, O Fantasminha e A Bruxinha que era Boa.
Na TV, conquistou projeção ao interpretar personagens como Fabiano, em Caras e Bocas (Globo, 2009), e Nick, em O Outro Lado do Paraíso (Globo, 2017), além de se destacar em séries como o curupira em Cidade Invisível, na Netflix.
Com Renascer, ele diz ter experimentado algo que ainda não havia vivenciado na profissão:
"Nunca levei personagem para casa, mas esse tive que levar para acessar minhas sombras, sombras da minha família e memórias de dentro de mim. É um tipo muito polêmico. Tive que me isolar do mundo porque estava sendo grosseiro com as pessoas, dando patadas (risos). Investi tudo o que pude nos dramas e loucuras do personagem", diz. "É um personagem gigante e, talvez, um dos meus maiores desafios em novelas. Um personagem cheio de contradições, cheio de amor e cheio de ódio. Venâncio é um personagem muito difícil, incrível e cheio de camadas", completa.
Quando soube que teria o remake de Renascer, Fábio logo pensou em entrar no Instagram do Bruno Luperi, autor da nova novela, para dizer que nasceu em Ilhéus, na beira do mangue... O artista, no entanto, esperou porque estava gravando Justiça 2. Mais tarde, pegou o contato e mandou mensagem para se colocar à disposição para a obra.
'Ele logo me respondeu e disse: "Poxa, Fábio, que bom receber sua mensagem. Na verdade, seu nome já está lá com nossa produtora de elenco. Não sei qual será seu personagem, mas você já está com a gente'", conta.
Fábio detalha a construção de Venâncio: "Gosto muito de compor personagens. Quando faço humor, coloco um toque de drama. Quando faço drama, busco algum ponto de humor. Não somos maus o tempo todo, nem bons o tempo todo. O Venâncio é primitivo e tive que deixá-lo tomar conta de mim".
Publicado por Hilza Cordeiro, com informações da Quem. Fotos: Fábio Rocha/TV Globo