13 Jun 2022
Alô Alô NYC: exposição inédita destaca o legado de Christian Dior e Cristóbal Balenciaga
Uma dica para quem está com viagem marcada para Nova York e ama moda é visitar a exposição “Dior + Balenciaga: The Kings of Couture and Their Legacies”, em cartaz na Galeria de História da Moda e Têxtil do Museu do Fashion Institute of Technology (MIT), localizada na 227 W 27th St.
A mostra reúne criações de Christian Dior (1905-1957) e Cristóbal Balenciaga (1895-1972), os dois mais importantes estilistas de meados do Século XX e é a primeira a justapor o trabalho dos lendários designers, lado a lado, permitindo um comparativo de seus trabalhos focado nos métodos inovadores de construção de ambos – muitos especialistas chamavam Balenciaga de arquiteto da moda – além de destacar a excelência de seus respectivos ateliês na execução detalhada de cada peça.

Legado - "Dior e Balenciaga não foram apenas os mais importantes e influentes colegas de sua época, eles também permaneceram muito relevantes hoje", diz Patricia Mears, vice-diretora e curadora da exposição. Tanto que um terço das peças em exposição são de estilistas que vieram depois e têm trabalhos inspirados nesses mestres, além de alguns dos diretores criativos subsequentes das casas de moda que fundaram.

No caso de Dior, sua estética foi realizada e expandida por Yves Saint Laurent (1957-1960), Marc Bohan (1960-1989), John Galliano (1996-2011) e, mais recentemente, Maria Grazia Chiuri (2016-presente). Givenchy – que não trabalhava para Balenciaga - e dois dos diretores criativos da grife, Nicolas Ghesquière (1997-2012), e Demna Gvesalia (2015–presente), estão entre aqueles que absorveram e renovaram ideias pioneiras do grande estilista.

Gratuita e aberta ao público, a mostra pode ser visitada de quarta a sexta, das 10h às 20h, e aos sábados e domingos, das 10h às 17h, até 6 de novembro. O MIT não abre às segundas e terças-feiras.

*Gabriela Cruz, de Nova York, para o Alô Alô Bahia.
Fotos: Alô Alô Bahia. Siga o insta @sitealoalobahia.