22 Set 2020

Alô Alô Bahia desembarca na Chapada Diamantina para acompanhar a sua reabertura

A Chapada Diamantina, um dos principais destinos de turismo ecológico do país, está se preparando para reabertura após a pandemia de Covid-19.

Lençóis, considerada a porta de entrada de Chapada, continua fechada. Mucugê, às margens da Serra do Sincorá, com seu casario colonial bem conservado tombado pelo IPHAN, patrimônio histórico nacional e estadual, já recebe os primeiros turistas após a pandemia. As atrações pertencentes ao Parque Nacional da Chapada Diamantina ainda estão com acesso restrito. Atrações localizadas em áreas particulares ou parques municipais e estaduais estão com acesso liberado.

Igatu, um dos destinos mais charmosos da Chapada, a Cidade de Pedra que viveu seu apogeu na época da extração de diamante e atualmente conta com cerca de 450 habitantes não registrou nenhum caso de COVID-19. O distrito de Andaraí conta com um posto de saúde e atendimento médico semanal e permanece fechado para o acesso de turistas. As pousadas e comércio local permanecem fechados. Um dos poucos pontos comerciais abertos é o tradicional Bar Igatu.

Uma visita atual à Chapada Diamantina oferece aos turistas vivenciar todas as atrações da região e também um pequeno retrato de como as comunidades locais se preparam para enfrentar e se adaptar à pandemia. Novos tempos, mas algo não mudou: a Chapada Diamantina permanece uma das principais atrações turísticas do país. (por Ivar Brandi).
 
Fotos: Ivar Brandi. Siga o insta @sitealoaloalobahia.
 
 
 Parque Sempre Viva - Mucugê
 Trilha de acesso a cachoeira Três Barras a partir de Mucugê
 Cachoeira Três Barras em Andaraí
 Bar Igatu
 Igatu em isolamento social
 Igatu
 Cemitério bizantino em Mucugê
 Mucugê
 Cachoeira Andorinha - Mucugê