23 Jul 2023

Acervo de francês radicado na Bahia vira exposição no Rio de Janeiro; entenda

Quase 30 obras do acervo de Dimitri Ganzelevitch, francês radicado na Bahia, integram a exposição "Expressões do Inconsciente na Coleção Dimitri Ganzelevitch", que fica em cartaz de 29 de julho a 10 de setembro, na Casa Museu Eva Klabin, no Rio de Janeiro.

A mostra reúne obras que, por diferentes maneiras, manifestam o inconsciente por meio da arte. Elas integram uma coleção de mais de 4 mil peças preservadas por Dimitri (foto abaixo), fotógrafo e colecionador de arte do inconsciente há mais de 50 anos, que habita a Casa Museu Solar Santo Antônio, no Santo Antônio Além do Carmo.
 
HQRT1qJ.md.jpg
"Trazemos um grupo de cinco artistas marginalizados, também neurodivergentes, e um caminho diferente para abordar o tema: o olhar de um colecionador", disse José Pio Borges, presidente da Casa Museu Eva Kablin, ao jornal O Globo.

A exposição apresenta o trabalho de artistas cujos distúrbios resultam em obras fortes e com identidade marcante, como Joselito José Santos, Alicio Ribeiro Santos, Raimundo Jorge Falcão, Emma Valle e Eternit.

* Por José Mion, com informações de O Globo. Foto: Reprodução/Emma Valle e via iBahia.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia