​Cine Glauber Rocha celebra dois anos de reabertura, e procura patrocinador: 'Há um compasso de espera'

Jornalista, editora de textos e colaboradora do Alô Alô Bahia. | Instagram: @itsnaiana

O Cine Glauber Rocha, que fica no Centro Histórico de Salvador, completará dois anos de reabertura nesta sexta-feira (8). Após breve fechamento motivado pela saída do banco patrocinador, o cinema segue de forma independente, sempre dando destaque para os filmes brasileiros em sua programação.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

O último patrocinador do equipamento cultural foi o Instituto Metha, que teve parceria encerrada no meio deste ano após uma quebra de contrato. Conforme o comunicado publicado nas redes sociais em junho, o valor combinado tinha deixado de ser pago há cerca de cinco meses. O Grupo Metha (novo nome da construtora OAS, após reestruturação financeira e empresarial) não se posicionou sobre o assunto.

Em dezembro de 2023, o cinema segue em busca de um novo patrocinador, revela o diretor do local, Cláudio Marques. "Foi um ano estranho, com muitos processos de renovação e reestruturação no campo cultural acontecendo. Conversamos com muitas empresas que se mostraram interessadas, mas há um compasso de espera, sobretudo para que seja possível compreender o atual estado da economia no país", afirma o cineasta, ao Alô Alô Bahia.

VXIII PANORAMA Abertura (121) (Copy)Apesar do cenário conturbado, Cláudio se mostra otimista para o próximo ano. "O Cine Glauber deve continuar com suas políticas de inclusão, preços populares, além de ser um dos principais cinemas a exibir cinema brasileiro no país. Em março, teremos o Panorama, que é o mais importante festival de cinema do estado em atividade", diz.

Ele também comemorou os dois anos de reabertura do espaço, e o fato do Cine Glauber Rocha ter sido escolhido para sediar a pré-estreia do filme "Ó Pai Ó 2" na Bahia, no mês passado. Cerca de 2,5 mil pessoas assistiram ao filme no local em um único dia. 

opaio2lazaroramos

Em outubro, o cinema recebeu a primeira exibição nacional de “Meu Nome é Gal”, em quatro sessões exclusivas para convidados. 

Giro de fotos: Pré-estreia de 'Meu Nome é Gal' reúne elenco do filme e  personalidades em Salvador
WhatsApp Image 2023 10 02 at 21.29.56

“Retratos Fantasmas”, o “O Rio do Desejo”, ‘Tia Virgínia” são outros destaques entre as pré-estreias recebidas este ano no complexo de cinema, sempre com a presença de diretores, atores e outros integrantes das equipes. 

Mesmo sem eventos, a produção brasileira está sempre em cartaz. Na programação que começa nesta quinta-feira (7) e segue até a próxima quarta-feira (13), quatro longas nacionais estarão em exibição. Esse perfil o transformou na escolha natural para lançamentos nacionais, gerando forte adesão do público que frequenta o espaço. Basta ver que mesmo após a abertura de sessões de pré-estreia de “Ó Paí Ó 2”  em outros cinemas da cidade, o Glauber foi o local preferido do público, concentrando 24,11% dos 6978 espectadores que viram o filme nos dias 18 e 19 de novembro. 

“A gente percebe que quando um filme fala diretamente com a população, eles escolhem o Cine Glauber para assistir. Isso faz parte do nosso dia a dia, com as matinês, os clubes, os preços populares, isso faz com que se sintam em casa”, conta o sócio fundador Cláudio Marques. Ele ressalta que desde a abertura do espaço, em 2008, há um empenho em dar visibilidade ao cinema baiano e nacional.

Confira a programação do Cine Metha Glauber Rocha para a última semana do  ano
Construído em área que abriga cinemas desde 1919, o pequeno complexo cultural abriga quatro salas de exibição e a Livraria do Glauber. Nos projetos populares, o valor do ingresso é R$ 5. Entre terça e quinta-feira sempre tem um Clube (Melhor Idade, Jovem e Popular) e, aos domingos, a matinê resgata o antigo hábito de ir aos cinemas durante a manhã. 


Fotos: @myphantomtoy, Milena Palladino, Elias Dantas/Alô Alô Bahia e Reprodução/Instagram.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES