6 Dec 2023
Cine Glauber Rocha celebra dois anos de reabertura, e procura patrocinador: 'Há um compasso de espera'
Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
O último patrocinador do equipamento cultural foi o Instituto Metha, que teve parceria encerrada no meio deste ano após uma quebra de contrato. Conforme o comunicado publicado nas redes sociais em junho, o valor combinado tinha deixado de ser pago há cerca de cinco meses. O Grupo Metha (novo nome da construtora OAS, após reestruturação financeira e empresarial) não se posicionou sobre o assunto.
Em dezembro de 2023, o cinema segue em busca de um novo patrocinador, revela o diretor do local, Cláudio Marques. "Foi um ano estranho, com muitos processos de renovação e reestruturação no campo cultural acontecendo. Conversamos com muitas empresas que se mostraram interessadas, mas há um compasso de espera, sobretudo para que seja possível compreender o atual estado da economia no país", afirma o cineasta, ao Alô Alô Bahia.
Apesar do cenário conturbado, Cláudio se mostra otimista para o próximo ano. "O Cine Glauber deve continuar com suas políticas de inclusão, preços populares, além de ser um dos principais cinemas a exibir cinema brasileiro no país. Em março, teremos o Panorama, que é o mais importante festival de cinema do estado em atividade", diz.
Ele também comemorou os dois anos de reabertura do espaço, e o fato do Cine Glauber Rocha ter sido escolhido para sediar a pré-estreia do filme "Ó Pai Ó 2" na Bahia, no mês passado. Cerca de 2,5 mil pessoas assistiram ao filme no local em um único dia.
Em outubro, o cinema recebeu a primeira exibição nacional de “Meu Nome é Gal”, em quatro sessões exclusivas para convidados.
“Retratos Fantasmas”, o “O Rio do Desejo”, ‘Tia Virgínia” são outros destaques entre as pré-estreias recebidas este ano no complexo de cinema, sempre com a presença de diretores, atores e outros integrantes das equipes.
Mesmo sem eventos, a produção brasileira está sempre em cartaz. Na programação que começa nesta quinta-feira (7) e segue até a próxima quarta-feira (13), quatro longas nacionais estarão em exibição. Esse perfil o transformou na escolha natural para lançamentos nacionais, gerando forte adesão do público que frequenta o espaço. Basta ver que mesmo após a abertura de sessões de pré-estreia de “Ó Paí Ó 2” em outros cinemas da cidade, o Glauber foi o local preferido do público, concentrando 24,11% dos 6978 espectadores que viram o filme nos dias 18 e 19 de novembro.
“A gente percebe que quando um filme fala diretamente com a população, eles escolhem o Cine Glauber para assistir. Isso faz parte do nosso dia a dia, com as matinês, os clubes, os preços populares, isso faz com que se sintam em casa”, conta o sócio fundador Cláudio Marques. Ele ressalta que desde a abertura do espaço, em 2008, há um empenho em dar visibilidade ao cinema baiano e nacional.
Construído em área que abriga cinemas desde 1919, o pequeno complexo cultural abriga quatro salas de exibição e a Livraria do Glauber. Nos projetos populares, o valor do ingresso é R$ 5. Entre terça e quinta-feira sempre tem um Clube (Melhor Idade, Jovem e Popular) e, aos domingos, a matinê resgata o antigo hábito de ir aos cinemas durante a manhã.
Fotos: @myphantomtoy, Milena Palladino, Elias Dantas/Alô Alô Bahia e Reprodução/Instagram.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.