20 Aug 2012
Endereço com tradição, pedigree e requinte

Emil Wildeberger foi um grande empresário, que surfou nas ondas das crises econômicas, driblou o fracasso e construiu , com visibilidade e reconhecimento, uma sólida carreira profissional. Conta a história, que ele foi ousado e perspicaz: comprou várias empresas exportadoras e fazendas falidas, juntou toda a respectiva documentação e se mandou para a Europa onde buscou apoio de um banco. Empenhado, conseguiu financiamento de cinco anos com a casa Rothschild francesa.
Daí por diante, de repetente, a firma Wildeberger passou a ser a maior de todas AS exportadoras, pois reuniu sob sua marca a operação de dezenas de antigos concorrentes. De 1930 até o começo de 1950, a Wildeberger foi a líder NO mercado cacaueiro.
Emil faleceu em 1946, entregando a condução das operações aos herdeiros. Resultado: a produção foi gradualmente encolhendo em volume e importância, até que por volta de 1964 perdeu quase que totalmente a participação NO mercado exportador.
Dos tempos áureos sobrou uma imponente mansão NO Corredor da Vitória, cuja construção foi finalizada em 1937, tendo como inspiração a arquitetura medieval alemã. Os jardins, que eram majestosos, imitavam os das nobres residências inglesas. Tudo muito chic, para a época um escândalo de tão suntuoso...
A casa, naturalmente, foi vendida e em 2007, sem dó nem piedade, teve a sua demolição para dar lugar a um grande empreendimento imobiliário: o edifício Wildeberger, que ainda não teve AS suas obras iniciadas.
Para sabermos mais sobre o assunto, conversamos com Cristiana Mendonça Mathias, uma das executivas DO Grupo MRM, que está conduzindo o projeto. Segundo ela, o prédio terá 40 andares e ficará pronto em 04 anos. O valor de cada apartamento ainda está sendo calculado e o preço final ainda não se sabe. “Tem gente que diz que já comprou, mas AS vendas nem começaram. Tudo é pura especulação”, afirmou Cristiana, que ainda complementou com esta quente informação: “Serão 6 apartamentos de 1000m2 e 70 de 450m2”. Quem viver, verá!
Foto: Reprodução.