16 Nov 2022
Vinhos Queulat, da linha Gran Reserva da Viña Ventisquero, passam a ser veganos
“A linha Queulat chega com muito frescor e um ar de novidade para os clientes que amam apreciar um belo vinho em uma ocasião pra lá de especial”, reforça Felipe Cesca, Sommelier da Cantu, ao mencionar os rótulos de Sauvignon Blanc, de Cinsault, de Carménère, de Pinot Noir, de Syrah e de Cabernet Sauvignon, cujos valores variam de R$ 89 a R$ 99.
Pode parecer curioso falar em vinho vegano, sendo que todos são à base das uvas, mas diversos insumos químicos podem ser utilizados no processo de vinificação, principalmente na clarificação, quando as impurezas da bebida são retiradas, potencializando a coloração e o brilho.
Eventualmente, neste processo, os produtores podem optar pelo uso de insumos animais, tornando alguns vinhos não veganos. Os principais produtos de origem animal utilizados são a albumina da clara do ovo, a caseína (proteína do leite) e a cola de peixe, que funcionam como agentes de coagulação, filtrando os resíduos sólidos presentes na bebida. No caso de vinhos veganos, é utilizada a bentonita no lugar dos insumos animais, um tipo de argila que tem a mesma finalidade.
Foto: Divulgação. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.