😷

infectados

😔

mortes

🙂

recuperados

19 May 2020

Sopa de ervilha com bacon e pipoca para aquecer as noites frias. Essa e outras receitas indicadas pelo Alô Alô Bahia

Sopa de ervilha com bacon e pipoca para aquecer as noites frias. Essa e outras receitas indicadas pelo Alô Alô Bahia O clima em Salvador esfriou e nada melhor do que uma boa sopa pra aquecer as noites. O Alô Alô Bahia separou três receitas, que podem servir de entrada ou até de prato principal, para esquentar a temperatura. As receitas são do portal Panelinha.

Sopa de abóbora com gengibre (4 porções)

INGREDIENTES

* ½ abóbora japonesa
* pedaço de 5 cm de gengibre
* 1 cebola
* 3 dentes de alho
* 3 talos de capim-santo
* 1 ½ litro de água
* azeite a gosto

MODO DE PREPARO

1. Lave bem a metade da abóbora sob água corrente. 

2. Numa panela, coloque 2 xícaras de água, a abóbora e leve para o fogo médio. Deixe cozinhar por 10 minutos - isso fará com que a casca saia facilmente. 

3. Enquanto isso, lave e fatie o gengibre - não é preciso descascar. Descasque o alho e a cebola. Corte a cebola em 4 partes. 

4. Transfira abóbora pré-cozida para uma tábua e, com o descascador de legumes, retire a casca. (Deixe reservada a panela e a água que cozinhou a abóbora, pois você irá reutilizar). 

5. Corte a abóbora em cubos e volte à panela com a água. Junte o gengibre, o alho, a cebola, o capim-santo e o restante da água. Leve ao fogo médio e, assim que começar a ferver, tampe a panela e deixe cozinhar por 40 minutos. 

6. Retire os talos de capim-santo. Transfira o cozido para um liquidificador - se não couber tudo, bata em etapas. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Atenção: segure firme a tampa do liquidificador com um pano de prato para evitar que o vapor do caldo abra a tampa. Se preferir, deixe a sopa esfriar completamente. 

7. Volte a sopa para a panela e verifique o sabor. Se quiser, tempere com mais sal e pimenta-do-reino. Regue com o merecido fio de azeite!


Sopa de milho com carne-seca (2 porções)


INGREDIENTES

* 2 latas de milho-verde (400 g)
* ½ xícara (chá) de carne-seca desfiada e dessalgada
* 2 colheres (sopa) de manteiga
* ½ cebola picada fino
* 2 xícaras (chá) de leite
* 1 colher (sopa) de cebolinha picada fino
* sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

1. Antes de abrir, lave e seque as latas de milho. Abra e passe o conteúdo por uma peneira para escorrer o líquido. Reserve 2 colheres (sopa) de milho para decorar o prato. 

2. Leve uma panela ao fogo médio e derreta a manteiga. Junte a cebola e refogue até ficar transparente, por cerca de 2 minutos. 

3. Junte o milho e refogue por 3 minutos. Tempere com sal e pimenta-do-reino e acrescente o leite. Cozinhe por mais 2 minutos, mexendo de vez em quando. Desligue. 

4. Com uma concha grande, transfira a mistura para a jarra do liquidificador e bata por 4 minutos. Atenção: segure firme a tampa do liquidificador com um pano de prato para evitar que o vapor do caldo abra a tampa. 

5. Coloque uma peneira sobre a panela e coe o creme. Com as costas de uma colher, pressione o bagaço, para extrair o máximo de liquido que puder. Volte a panela ao fogo médio e deixe cozinhar por cerca de 2 minutos ou até a sopa esquentar. Na hora de servir, salpique a carne-seca, a cebolinha e o milho reservado.

Sopa de ervilha e bacon com pipoca (6 porções)

INGREDIENTES

* 500 g de ervilha seca
* 2 colheres (sopa) de azeite
* 100 g de bacon em cubinhos
* ½ cebola picada
* 1 ½ litro de caldo de galinha ou o caldo de sua preferência
* 1 folha de louro
* pipocas para decorar

MODO DE PREPARO

1. Numa tigela, coloque as ervilhas e cubra com o triplo de água. Deixe de molho por cerca de 4 horas. 

2. Depois de hidratar as ervilhas, aqueça o azeite em fogo médio numa panela grande. Quando esquentar, acrescente o bacon e vá mexendo até dourar. Retire com uma escumadeira e transfira para um pratinho. 

3. Escorra as ervilhas. Na panela com a gordura do bacon, refogue a cebola picada em fogo baixo, mexendo bem para não queimar. (Cerca de 3 minutos.) 

4. Quando a cebola estiver transparente, adicione as ervilhas à panela e refogue por 1 minuto. Acrescente o caldo, misture bem e, quando começar a ferver, baixe o fogo. Deixe cozinhar 15 minutos, com a panela tampada. Mexa de vez em quando até que a ervilha esteja macia. Desligue o fogo. 

5. Quando o caldo esfriar um pouco, transfira para o liquidificador e bata até obter um creme liso. Atenção: segure firme a tampa do liquidificador com um pano de prato para evitar que o vapor do caldo abra a tampa. 

6. Volte o creme à panela, acrescente o bacon reservado e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver, desligue. Verifique o sabor: ajuste o sal e tempere com pimenta-do-reino moída na hora. Sirva quente com pipocas.