Salvador 474 anos: Chef Tereza Paim elege os pratos que melhor representam a capital baiana

Jornalista e repórter do site Alô Alô Bahia

Em clima de celebração pelo aniversário de 474 anos de Salvador, o Alô Alô Bahia convidou a chef Tereza Paim, do restaurante Casa de Tereza, para homenagear uma das maiores riquezas da cultura baiana, a gastronomia. A premiada chef, reconhecida pelo seu trabalho em prol da valorização da culinária afro-baiana,  elegeu a moqueca, acarajé, vatapá, bobó de camarão, farofa e cocada como os pratos que melhor representam a capital baiana.

"Na Bahia, especialmente em Salvador, a cozinha de maior destaque nas casas das famílias e de maior desejo dos viajantes é, sem dúvidas, a culinária Afro-baiana. Todo mundo faz o melhor vatapá, a melhor moqueca, a melhor farofa e a cocada mais especial. Nossa gastronomia é um dos maiores patrimônios de nosso povo. Nossa comida tem axé e carrega essa alma alegre, colorida, vibrante em cada prato que é servido", afirma Tereza.

Ela destaca ainda que o dendê, leite de coco, manteiga de garrafa, camarão defumado, farinha, gengibre, cominho,  pimentas, colorau e alho formam a base da comida feita na Bahia.

"Esse pratos,  ingredientes e temperos são feitos aqui e a coisa mais comum de se ouvir é: ninguém faz igual fora da Bahia! Ou seja, existe uma máxima que está cravada no imaginário coletivo de que é impossive fazer comida Baiana excepcional fora da Bahia. Quer saber? Concordo com isso, afinal nossa comida promove experiências não só gustativas e olfativas, mas ela está ligada à religiosidade, e sobretudo ao cenário que é único em Salvador. Salvador encanta e seduz a todos com seu patrimônio histórico e gastronômico", pontua Paim. 



Leia mais notícias na aba Notas

Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok

Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos.

Foto: Creative Culture. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias