26 Jan 2015
Ritual do Gnocchi da Fortuna by La Pasta Gialla

A data escolhida não é à toa. Diz a lenda que São Pantaleão, num 29 de dezembro, faminto e mal vestido, perambulava por um vilarejo italiano até chegar numa casa simples. Mesmo com uma família grande para alimentar e pouca fartura na mesa, os anfitriões o receberam e dividiram igualmente entre os presentes 7 massinhas de gnocchi.
Após o jantar, o santo se foi e, na hora de recolher os pratos, a família descobriu embaixo de cada um uma grande quantia em dinheiro. Desde então, todo dia 29 é dia do Gnocchi da Fortuna, quando o tradicional prato é servido e realiza-se o ritual abaixo:
01 – Coloque uma nota de qualquer valor embaixo do prato com gnocchi;
02 – Fique de pé e concentre-se para iniciar o ritual;
03 – No prato, separe 7 massas de gnocchi e coma de uma em uma;
04 – Para cada massa de gnocchi, faça um pedido diferente;
05 – Depois, sente e desfrute do resto do prato.
Vale lembrar que o dinheiro mantido embaixo do prato durante o ritual tem que durar até o dia 29 seguinte ou deve ser dado a alguém que necessite.
Foto: divulgação.