12 Aug 2020

Restaurante Arroz de Hauçá, que durante anos fez sucesso em Salvador, retorna em delivery

Restaurante Arroz de Hauçá, que durante anos fez sucesso em Salvador, retorna em delivery Muitos fãs do Arroz de Hauçá com certeza vão se lembrar do estrelado restaurante com o mesmo nome do prato africano, que durante 12 anos fez muito sucesso na Rua Sabino Silva, no Jardim Apipema. Quem ainda não frequentava o roteiro gastronômico da cidade e quem tem saudade da culinária do famoso restaurante, agora poderá saborear não só o Arroz de Hauçá, como também Bobó de Camarão, Maxixada, Catado de Aratu e escondidinhos. Nestes tempos de isolamento social, o empresário de gastronomia, Felipe Guimarães, começou a preparar alguns pratos a pedidos de amigos, mas o sucesso foi tanto que ele expandiu o delivery. Os pedidos podem ser feitos pelo telefone 071.99133.7146 e as informações do cardápio no Instagram @arrozdehaucaoficial.

O restaurante Arroz de Hauçá foi inspirado na própria cozinha da casa de Felipe Guimarães, que resolveu batizá-lo com o nome do prato mais exótico servido por sua família. “A culinária de minha casa sempre foi muito regional, pois somos muito apaixonados pela comida baiana. A receita do Arroz de Hauçá é de minha bisavó materna, mas a nossa cozinheira, Maria Emiliana Ferreira, fazia tão bem também, que passou a comandar a cozinha do restaurante”, lembra Felipe.

Estrelado pelo Guia Quatro Rodas e indicado pela imprensa nacional nos roteiros gastronômicos da Bahia, o Arroz de Hauçá foi inaugurado em 1989 e fechou as portas com sucesso em 2001. “Saí de um emprego no Polo para abrir o restaurante, que durou doze anos até eu achar que ele havia cumprido um ciclo de sucesso. Se a gastronomia tivesse essa força que tem hoje em Salvador, talvez ele ainda estivesse aí. E quem sabe ele não volta?”, diz.

Com uma culinária baiana e africana, o restaurante Arroz de Hauçá funcionou na casa da família Cruz Guimarães, que se destacava pela fachada revestida de pedras, no Jardim Apipema. Dentro, a decoração também tendia ao rústico, com muitos tijolos aparentes, pedras e madeira. O restaurante era dividido em três ambientes: um salão e duas varandas, que ficavam em frente a uma piscina. No cardápio à la carte o prato de maior sucesso era o Arroz de Hauçá, de origem africana, que é feito com o arroz no leite de coco, charque puxado na cebola e molho de camarão seco e gengibre.
 
Foto: divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.