12 Aug 2020
Restaurante Arroz de Hauçá, que durante anos fez sucesso em Salvador, retorna em delivery

O restaurante Arroz de Hauçá foi inspirado na própria cozinha da casa de Felipe Guimarães, que resolveu batizá-lo com o nome do prato mais exótico servido por sua família. “A culinária de minha casa sempre foi muito regional, pois somos muito apaixonados pela comida baiana. A receita do Arroz de Hauçá é de minha bisavó materna, mas a nossa cozinheira, Maria Emiliana Ferreira, fazia tão bem também, que passou a comandar a cozinha do restaurante”, lembra Felipe.
Estrelado pelo Guia Quatro Rodas e indicado pela imprensa nacional nos roteiros gastronômicos da Bahia, o Arroz de Hauçá foi inaugurado em 1989 e fechou as portas com sucesso em 2001. “Saí de um emprego no Polo para abrir o restaurante, que durou doze anos até eu achar que ele havia cumprido um ciclo de sucesso. Se a gastronomia tivesse essa força que tem hoje em Salvador, talvez ele ainda estivesse aí. E quem sabe ele não volta?”, diz.
Com uma culinária baiana e africana, o restaurante Arroz de Hauçá funcionou na casa da família Cruz Guimarães, que se destacava pela fachada revestida de pedras, no Jardim Apipema. Dentro, a decoração também tendia ao rústico, com muitos tijolos aparentes, pedras e madeira. O restaurante era dividido em três ambientes: um salão e duas varandas, que ficavam em frente a uma piscina. No cardápio à la carte o prato de maior sucesso era o Arroz de Hauçá, de origem africana, que é feito com o arroz no leite de coco, charque puxado na cebola e molho de camarão seco e gengibre.
Foto: divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.