Natal 2023: Júri especial elege os melhores chocotones de Salvador

redacao@aloalobahia.com

Dezembro é cercado de panetones e chocotones por todos os lados. Mas qual escolher para o seu Natal? Para desvendar quais são os chocotones mais gostosos de Salvador neste ano, a influenciadora Nathalia Bulcão Valladares — a Nath, do perfil @vem.conhecer — convocou um júri com 24 influenciadores digitais, formadores de opinião e especialistas em gastronomia.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

WhatsApp Image 2023 12 05 at 18.35.31
O júri provou 24 produtos sem identificação de marca, e o top 5 do ranking foi divulgado nesta terça-feira (4). Os critérios de avaliação da Batalha de Chocotones foram apresentação, massa, recheio e criatividade. Os itens que se deram melhor na avaliação foram os que alcançaram a maior média geral a partir das notas de todos os avaliadores. 

BDC 1
"A ideia desse projeto é fomentar o consumo dos chocotones artesanais da nossa cidade, e estimular o comércio de pequenas empresas", comenta Nath, a organizadora da ação. Ela contou que se inspirou nas degustações realizadas há alguns anos na Folha de S. Paulo, e, posteriormente, no Jornal Correio*. "O sonho da Nath de 2018 era participar do ranking de chocotones que o Correio* organizava", completa.

Chocotone vencedor
Em 2023, a influenciadora colocou em prática a ideia, e convidou 21 marcas para participar da batalha. O chocotone que ganhou a melhor avaliação do júri especial foi o da confeiteira Jeanne Garcia (@jeannegarciaconfeitaria), com ganache de cupuaçu e geleia de cupuaçu. O quitute é finalizado com chocolate 40% e honeycomb, um caramelo crocante de mel. 

jeanne
"A ideia de trazer o cupuaçu fez com que quebrasse um pouco doce, principalmente porque tem uma geleia, um pouco mais doce, e um creme, mais azedo. Isso contrastou bastante. E ela conseguiu acertar de uma forma que cativou a mim, que sou amante de cupuaçu, e a quem não tem cupuaçu como uma fruta predileta. Então esse é um grande diferencial: quando você consegue fazer um produto para quem não gosta daquele sabor gostar do seu produto", explica o chef Jota Moraes, um dos seis jurados técnicos do concurso.

Para ele, além de apresentar um chocotone que tinha massa e recheio de ótima qualidade, a vencedora teve uma ótima "sacada". "Chocolate com cupuaçu é uma mistura que é super acertada, inclusive se faz o 'cupulat', que seria "chocolate" da semente do cupuaçu ao invés de usar a semente do cacau. Então ela teve uma sacada muito boa: confeccionou um produto de qualidade, trazendo até para o público que talvez não seja tão apaixonado por um cupuaçu um chocotone que é uma experiência", acrescenta.

MixCollage 05 Dec 2023 06 24 PM 7972
O segundo lugar ficou com a marca Bia Prendada (@biaprendada), que concorreu com um chocotone com recheio de brigadeiro cremoso de maracujá com caramelo, coberto com chocolate e crumble crocante.

WhatsApp Image 2023 12 04 at 23.20.22 (1)
MixCollage 05 Dec 2023 06 28 PM 4887
o terceiro melhor chocotone, de acordo com o júri especial, foi o da Jéssica Azevedo Confeitaria (@jessicaazevedo_oficial), que tem ganache crocante de limão e ganache de chocolate branco caramelizado coberto com chocolate branco.

WhatsApp Image 2023 12 04 at 23.20.17MixCollage 05 Dec 2023 06 43 PM 551
O 4º lugar no ranking da Batalha de Chocotones foi conquistado pela marca Croc e Puxe (@croc_puxe), que apresentou um produto recheado com caramelo salgado, castanhas caramelizadas e ganache de chocolate meio amargo.
 
WhatsApp Image 2023 12 04 at 23.20.19
Fechando o top 5, a marca Moma (@momacookielab) apresentou um chocotone com camadas de cookies e caramelo salgado, finalizado com chocolate nobre meio amargo e flor de sal.

MixCollage 05 Dec 2023 06 31 PM 4791
WhatsApp Image 2023 12 04 at 23.20.20
  • Confira todas as marcas participantes da competição:
- Croc e Puxe
- Jessica Azevedo
- Confeitaria Rausch
- Bia prendada
- Moma
- Doces bárbaros
- Oxe como é doce
- Amamiscake
- Padaria champs
- Petrina
- Edilande
- Anabel
- Oxe amour
- Dona doçura
- Lar
- Beija flor confeitaria
- Jeanne Garcia
- M loureiro
- Nane
- Delfino
- Isola
 
  • Conheça os jurados técnicos:
- Pietro Gavazza, chef
- Jota Moraes, chef
- Tamires Lopes, nutricionista 
- Larissa Sala, nutricionista 
- Julia Overback, confeiteira
- Gabriel Damaceno, confeiteiro
 
  • Todos jurados:
- Raissa Aires (@fuipetiscar)
- Ana Vitoria Simões (@bahiameuguia)
- Marcele (@bahiameuguia)
- Bela (seguidora - @isabelaheine)
- Sami (seguidora - @cachosporsami)
- Paula Bandeira (@paulabandeirapereira)
- Gabriel Damaceno (@gabrieldamiss)
- Larissa Sala (@poraicomlarisala)
- Tamires Lopes (@ceressaboresespeciais)
- Jota Moraes (@chefjotamoraes)
- Paulinha (@comendoetestando)
- Alice (@alice.visita)
- Mimi (@mimiteleva)
- Brenda (@brendadesal)
- Jailana (@ondecomeremsalvador)
- Caio Costa (@avidaemsalvador)
- Melissa (@visitandoporai)
- Naiana Ribeiro (@itsnaiana)
- Julia Overbeck (@juliaoverbeckpatisserie)
- Pietro Gavazza (@pietrogavazza)
- Nanny Senzano (@nannysenzano)
- Juliana Souza (@julianasouza.beauty)
- Mariana (@mari_amado)
- Nath (@vem.conhecer)

​* Publicado pro N.R. Fotos: Rafael Andrade Cerqueira e Reprodução/Instagram.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES