El Gordo abre restaurante no Rio

As paredes cobertas por figuras, pôsteres e recortes de jornais e revistas não deixam mentir: em plena Rua General San Martin, no Leblon, o El Gordo aporta para uma saborosa viagem por terras portuguesas. Marca conhecida pela bela pousada e restaurante no quadrado de Trancoso, na Bahia, assim como pelo famoso bar no Bairro Alto, em Lisboa, o El Gordo chega ao Rio de Janeiro com a proposta de fazer uma conexão direta com a típica culinária de tapas.

À frente do negócio estão Nuno e Salvador Almeida, pai e filho, que trazem o know how de muitos anos de trabalho no meio vanguardista da boemia lisboeta. Inspirados na atmosfera emblemática do Bairro Alto, a dupla de sotaque carregado cuidou de toda a concepção da casa, da decoração ao cardápio, da carta de vinho e drinques do bar. Como um verdadeiro restaurateur, Nuno será facilmente encontrado circulando entre a cozinha e o salão. Anarquista por natureza, ele acredita na liberdade de se fazer de tudo em uma mesa e aposta na tradicional culinária portuguesa com criatividade e inovação.     

No cardápio, cerca de 90 tapas variadas, quase todas portuguesas, como embutidos, favas guisadas, chorizos mistos, curry de goa de frango e cordeiro (considerado o melhor do mundo), açordas de lagostas e pata negra cinco estrelas. Tudo isso é apenas um pequeno aperitivo do que será servido no El Gordo, que contará com a expertise do chef de cozinha de Bangladesh, Mohammad Atiqur Rahman, que há 17 anos trabalha com Nuno. A carta de vinhos, com quase 200 rótulos disponíveis - entre portugueses (80%), espanhóis (15%) e 5% do resto do mundo – divide as atenções com uma seleção rigorosa de cervejas, apenas cinco entraram no cardápio: as brasileiras Tijuca e Cerpa, as espanholas Inédit e 1906 e a portuguesa Super Bock. As sangrias, servidas com pau de canela vindo da Bahia, também se destacam no cardápio com versões com vinho tinto, branco, rosé e verde, além de espumantes e champagne, servidas em jarras de estilo clássico português. Baixa lá!

Foto: Camila Maia. 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias