Alô Homens: Entenda o dress code do Almoço de Negócios do Alô Alô Bahia

Quem considera a moda masculina algo genérico, não sabe o que está por trás de um universo tão amplo como o que define cada homem. Sobre o dress code, ou código de vestimenta  do Almoço de Negócios do Alô Alô Bahia, este não deve ser Esportivo ou Resort. Também não é vez do Social ou Black Tie. Certa feita, Glória Kalil, no livro Chic[érrimo], sintetizou drama de errar no DC em determinadas situações como: "Nada pior do que errar o tom e ir com uma roupa equivocada a uma festa ou cerimônia, ou seja, errar o dress code. Você tem vontade de ficar invisível num canto da sala ou se atirar embaixo do tapete”. E não é isso que eu espero de você!

Então, antes que o inbox do meu instagram seja bombardeado de pergunta, eu decreto aqui que o traje para o encontro que promete movimentar o restaurante Lafayette, na Bahia Marina, é uma variação entre o Esporte e o Passeio, esse último, mais conhecido como Tenue de Ville.

Comum entre aqueles que adotam o estilo formal contemporâneo - em breve explico detalhadamente aqui – o esse tipo de traje passeia por exposições, vernissages e idas ao teatro sem fazer feio. Composto por boas peças, independente da grife, o Traje Esporte não deve ser confundido com o Esportivo. É uma evolução - ou melhor, um relaxed mais arrumado - em que cabe nele jeans escuros, sem rasgos ou lavagens, calças de sarjas com corte reto e camisas bem estruturadas usadas por dentro da calça. Nos pés, sapatênis são dispensáveis; prefira sapatos de amarrar com solado grosso, abotinados e mocassins esportivos – sem meias, pelo amor de Deus.

Quem preferir a formalidade, não deve esquecer que estaremos em um ambiente à beira mar, em pleno meio dia. Para isso, o Traje Passeio (também não confunda com passeio completo) cai perfeitamente bem em almoços, coquetéis de dia e casamentos no entardecer.

Blazer e calça são a base do traje e os seus complementos são ternos ajustados sem gravata, casaco do terno claro com calças marinho ou em tons off. Calçados de couro em tons marrons são perfeitos acompanhantes dessas vestes. Eu aconselho, e aprovo, quem substitui a camisa por uma pólo de qualidade. De preferência em tom escuro ou no tom do blazer, sem detalhes exagerados, e nunca, nunca jamais, com brasões ou faixas montaria.

Estamos conversados? Então, bom almoço... (Por Marquinhos Preto)

Fotos: Reprodução. Siga o Insta @sitealoalobahia

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias