Personagem Zé Carioca comemora 80 anos

redacao@aloalobahia.com

Zé Carioca, que ganhou vida pelos traços dos desenhistas Franklin Thomas e Norman Ferguson, completa 80 anos como o mais brasileiro dos personagens da Disney. Após acompanharem Walt Disney em uma viagem ao Brasil, Thomas e Ferguson chegaram a esboçar desenhos de um tatu-bola tamborilando um pandeiro para representar o país, mas mudaram de ideia e optaram por eleger um papagaio como o representante. Com figurino inspirado no rábula alagoano Manuel Vicente Alves, o Dr. Jacarandá, Zé Carioca ganhou vida nos cinemas pela voz do músico paulista José do Patrocínio Oliveira.

"O Zé Carioca surgiu com uma perspicácia que beira a malandragem. Além disso, é um fã que adora e adula o Pato Donald. Isso demonstra o que é, no entendimento dos artistas da Disney, ser um 'bom amigo'", analisa o historiador Alexandre Maccari Ferreira, doutorando em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria.

Zé Carioca estreou nas páginas dos jornais dos EUA em 11 de outubro de 1942 e chegou ao Brasil em 2 de fevereiro de 1943, quando O Globo Juvenil passou a publicar algumas dessas histórias. A estreia no formato gibi aconteceu em dezembro de 1942, na Walt Disney 's Comics and Stories. Além disso, “Alô, Amigos” (1942) marcou a estreia do mais brasileiro dos personagens da Disney no cinema.

 
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias