15 Oct 2020

Dia dos Professores: Turma da Mônica homenageia quatro grandes educadoras

Dia dos Professores: Turma da Mônica homenageia quatro grandes educadoras Em celebração ao Dia dos Professores, comemorado em 15 de outubro, quatro educadoras entram para o hall do Donas da Rua da História com uma homenagem da Mauricio de Sousa Produções.

Com traços de Magali, a italiana Maria Montessori (1870-1952) é homenageada, pois foi pioneira no campo pedagógico ao enfatizar a autoeducação do estudante.

Professora e empreendedora, Jaqueline Conceição é representada pela personagem Milena. Doutoranda em antropologia social pela Universidade Federal de Santa Catarina, atua em defesa da representatividade por meio da educação.

A terceira homenageada tem a palavra inclusão como tema principal em suas realizações. Representada por Dorinha, Anne Sullivan foi responsável por educar Helen Keller, uma adolescente com deficiência auditiva e visual a quem educou por meio da língua de sinais por intermédio do tato, proporcionando o primeiro bacharelado a uma pessoa com essa deficiência na história.

Representada nos traços de Rosinha, a psicóloga e pedagoga Emilia Ferreiro ficou conhecida por revolucionar a alfabetização, se tornando um importante nome do construtivismo.

"É fundamental evidenciar nomes de mulheres tão importantes na história da educação do Brasil e do mundo. Jaqueline, Emilia, Maria e Anne são apenas quatro de tantos profissionais da educação que escolheremos para representar a importância do papel dos professores e professoras, que são peças fundamentais para a sociedade, principalmente no que diz respeito à formação do cidadão", destaca a diretora executiva da Mauricio de Sousa Produções, Mônica Sousa.