Com show do grupo Corrupio, editora lança série de obras infantis que misturam ficção e biografia de figuras da Bahia

redacao@aloalobahia.com

Após colher o sucesso da coleção "Eu vim da Bahia", a editora Caramurê lança agora uma série destinada ao público infanto-juvenil. A nova coleção ressalta a poesia e o talento do povo baiano e homenageia personagens da Bahia como Maria Quitéria, Carlinhos Brown, Myriam Fraga, Mãe Menininha do Gantois e Frans Krajcberg.

O lançamento oficial vai acontecer no sábado (21), às 15h, no Caramurê - Café, Livros e Arte, espaço recém-inaugurado no Comércio, com show do grupo Corrupio.

Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Nos livros, o ficcional sobrepõe o biográfico, que é apresentado apenas para fazer as homenagens. Com um novo projeto gráfico, a coleção coloca a imaginação em primeiro plano, tendo os personagens apenas como uma pequena referência. Os livros são escritos por nomes como Carla Bitencourt, Jane Palma, Mariana Paiva, Renata Rocha e Vania Abreu.
 
JFM5lqX.md.jpg
"Nesta coleção, a ideia foi reforçar o lúdico e o poético para homenagearmos as personalidades da Bahia que escolhemos. No livro "Manhã", por exemplo, da autora Carla Pinto Bitencurt, que homenageia Maria Quitéria, a guerreira baiana é representada por uma árvore”, comenta Fernando Oberlaender, editor da Caramurê.

Os outros títulos seguem por esta mesma linha. Em "A voz da doçura", de Jane Palma, é a voz da sabedoria de Mãe Menininha do Gantois que marcou o coração da menina Jotinha, a personagem principal da trama.

No "Olho mágico de Frans", escrito por Renata Rocha, um menino se apaixona pela floresta e tenta protegê-la com arte e criatividade, assim como fez Frans Krajcberg.

Mariana Paiva homenageia a escritora Myriam Fraga com um livro de poemas sobre a artista em "A poeta que rimou o mar", da mesma forma que Vania Abreu inventou um menino que se emocionava com os tons das cores e os tons musicais para homenagear Carlinhos Brown em "O menino que ouvia tudo que havia".
 
JFM7qvf.md.png
Grupo Corrupio

"Eu vim da Bahia" mirim busca conquistar os corações e mentes das crianças com uma abordagem pedagógica, linguagem acessível e ilustrações atraentes. Diferentemente das abordagens biográficas, os livros desta coleção oferecem histórias ficcionais inspiradas em figuras baianas de destaque, com a intenção de despertar nas crianças a valorização da cultura e da contribuição de cada personagem para a sociedade.

As ilustrações são realizadas por artistas plásticas baianas como Aline Terranova, Carol Feitosa, Dayane Bonfim, Iris Pirajá e Suzane Lopes.

JJiK3ej.md.jpg
Sustentabilidade

Uma outra característica dessa coleção é a impressão em Vitopaper, um papel sintético proveniente da reciclagem de plásticos, conferindo um caráter sustentável às publicações, que se tornam mais resistentes e impermeáveis, ideais para crianças fazerem da leitura uma brincadeira em qualquer ambiente.

Serviço:
Lançamento da Coleção Eu Vim da Bahia Mirim
Quando: 21 de outubro (sábado), às 15h
Apresentação do espetáculo "Da Bahia Eu Vim", pelo grupo Corrupio, às 16h
Onde: Caramurê – Café, Livros e Arte, na DOCA 01, Av. da França, s/n, Comércio.
Valor do livro: R$ 50,00


* Por Hilza Cordeiro. Fotos e Imagens: Divulgação e Reprodução/Instagram.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias