Google lança pagamento com Pix por aproximação para Android

Google lança pagamento com Pix por aproximação para Android

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Antonio Dilson Neto

Reprodução/Diego Thomazini/ Shutterstock

Publicado em 04/11/2024 às 19:57 / Leia em 2 minutos

O Google lançou nesta segunda-feira (5) o novo sistema de pagamento por Pix via aproximação, uma novidade que promete agilidade para os usuários da carteira digital Google Wallet. Agora, basta aproximar o celular de uma máquina de cartão para efetuar a transação, sem precisar acessar o aplicativo bancário.

O evento de lançamento aconteceu na sede do Google em São Paulo e contou com a presença de Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central do Brasil, que destacou a praticidade do novo formato, citando uma pesquisa que mostra que muitos brasileiros optam pelo cartão de crédito pela facilidade de pagamento por aproximação. “Trinta por cento das pessoas que não usavam o PIX no dia a dia preferiam o cartão por ser mais simples só aproximar. Agora, o PIX também oferece essa possibilidade”, afirmou Campos Neto.

Disponibilidade Gradual 

Embora a novidade tenha previsão para lançamento nacional apenas em fevereiro de 2025, alguns bancos e financeiras, como C6 Bank, PicPay e Itaú Unibanco, já começaram a disponibilizar a função. O PicPay, por exemplo, liberou o uso do PIX por aproximação já nesta segunda-feira, com implementação gradual para todos os clientes até o final do mês. O Itaú Unibanco também anunciou que suas maquininhas da Rede aceitarão a função em breve.

Para realizar o pagamento com o novo PIX por aproximação, o usuário precisa apenas informar ao lojista, habilitar o pagamento por reconhecimento facial ou senha, e aproximar o celular da maquininha para confirmar a transação.

A função já está disponível em algumas regiões do país, como parte de um programa-piloto do Banco do Brasil, que habilitou o recurso para clientes selecionados em Brasília e São Paulo.

PIX Recorrente e Futuras Facilidades

Além do PIX por aproximação, o Banco Central implementou recentemente o PIX Agendado Recorrente, que permite programar pagamentos mensais de mesmo valor, facilitando transações automáticas para autônomos, como terapeutas e personal trainers.

A inovação no PIX demonstra o esforço contínuo para ampliar o acesso e a conveniência do sistema de pagamentos, destacando-se como um dos métodos mais práticos e inclusivos da América Latina.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia