Nesta sexta-feira (1º), o Dicionário Collins elegeu “Brat” como a Palavra do Ano de 2024. O termo, escolhido para nomear o mais recente álbum da cantora Charli XCX, foi ressignificado e adotado por apoiadores da candidata presidencial dos Estados Unidos Kamala Harris como sinônimo de “atitude confiante, independente e hedonista“, em vez de simplesmente ser usado para se referir a uma criança mal comportada.
“Inspirado pelo álbum de Charli XCX, ‘brat’ se tornou uma das palavras mais comentadas de 2024 (…) Mais do que um álbum de grande sucesso, ‘brat’ é um fenômeno cultural que ressoou com pessoas globalmente, e o ‘brat summer’ se consolidou como uma estética e um estilo de vida“, afirma o dicionário britânico em comunicado.
Desde que foi lançado, em junho deste ano, o sexto disco da carreira de Charli XCX tem dominado como um dos assuntos mais comentados das redes sociais. Em julho, a artista britânica compartilhou que “Kamala [Harris] É brat”, o que levou a candidata a usar sua música “365” em um de seus vídeos no TikTok. A conta de campanha de Kamala também foi reestilizada com uma foto em verde-limão no estilo da capa do álbum “Brat”.