Lançado em julho deste ano, o ‘Voa Brasil’ contabiliza 16 mil passagens aéreas vendidas. Nesta primeira fase, a iniciativa contempla aposentados do INSS que não viajaram de avião nos últimos 12 meses. De acordo com dados divulgados pelo Ministério dos Portos e Aeroportos nesta quinta-feira (31), todos os estados brasileiros receberam viajantes do programa, ao todo foram 74 cidades diferentes entre origem e destino.
A expectativa do governo é que 23 milhões sejam beneficiadas com a iniciativa que oferece passagens aéreas por até R$ 200 (trecho). Em nota, a pasta de Portos e Aeroportos afirmou que mais 100 mil CPFs acessaram a plataforma para procurar passagens. As regiões Sudeste e Nordestes figuram entre os destinos mais procurados, com destaque para as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife, Salvador, João Pessoa, Natal, Belo Horizonte e Maceió.
As passagens disponíveis pelo programa ‘Voa Brasil’ podem ser adquiridas através do https://voabrasil.sistema.gov.br/login. Para ter direito à compra, é necessário acessar a plataforma com o cadastro do gov.br. Ao encontrar a passagem desejada, o usuário será redirecionado pelo portal para o site da própria companhia aérea, já na parte para finalizar a compra. A partir do primeiro semestre do próximo ano, estudantes universitários de baixa renda também devem ser contemplados pelo programa.