Primeiro bloco afro do Brasil, o Ilê Aiyê promete emocionar o público com o espetáculo comemorativo pelos seus 50 anos de história. O evento acontece nesta sexta-feira (1º), a partir das 18h30, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador, e também poderá ser acompanhado através do canal da Macaco Gordo no Youtube. A transmissão ao vivo tem direção de Chico Kértesz e busca ampliar o alcance desse momento histórico, proporcionando que todos os admiradores da cultura afro-brasileira possam vivenciar a celebração das cinco décadas de orgulho e resistência do Ilê Aiyê, mesmo à distância.
O espetáculo em comemoração aos 50 anos do Ilê Aiyê tem direção de Elisio Lopes Jr. e contará com a participação de ícones como Daniela Mercury, BaianaSystem, Orquestra Afrosinfônica, Aloísio Menezes, Beto Jamaica, Matilde Charles e Amanda Maria, que prometem deixar a festa ainda mais especial. O cantor, compositor e multi-instrumentista Carlinhos Brown também marcará presença no show. Os ingressos estão esgotados.
“O Ilê ensinou uma forma de estar nesse mundo, ser preto e se gostar. Ele transformou o contexto cultural brasileiro e precisa ser reconhecido nesse lugar. O espetáculo é um concerto para colocar a música do Ilê em primeiro plano. Por um bom tempo, as bandas de percussão foram vistas como “atração de foyer” e, para mim, a nossa percussão, a nossa música preta precisa estar no palco principal”, conta Elisio.