Padroeiro dos funcionários públicos, São Judas Tadeu será homenageado em Salvador

Padroeiro dos funcionários públicos, São Judas Tadeu será homenageado em Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Antonio Dilson Neto

Reprodução/Arquidiocese de Salvador

Publicado em 25/10/2024 às 19:58 / Leia em 3 minutos

Inúmeros fiéis são esperados no Santuário Cristo Rei e São Judas Tadeu na próxima segunda-feira (28), durante os festejos em honra ao santo que é conhecido como padroeiro dos funcionários públicos. Localizado no bairro Cidade Nova, na capital baiana, este é o único Santuário da Arquidiocese de São Salvador da Bahia dedicado ao santo e, para celebrar, preparou uma programação que terá início nas primeiras horas da manhã.

Durante todo o dia, serão celebradas sete Missas: às 6h30, às 8h (esta sob a presidência do bispo auxiliar, Dom Valter Magno de Carvalho), às 10h (dedicada aos funcionários públicos), às 12h, às 14h, às 15h e às 17h. Logo após a última Celebração Eucarística, os devotos sairão em procissão com a imagem de São Judas Tadeu e percorrerão as principais ruas do bairro, retornando para a Matriz, onde haverá a Bênção do Santíssimo Sacramento.

O tema dos festejos deste ano é “A oração é a porta que nos introduz no coração de Deus”, e o lema “Ensina-nos a rezar, Senhor”.

Quem foi São Judas Tadeu?

Judas Tadeu foi um dos 12 apóstolos de Jesus. Filho de Alfeu (Cleófas) e de Maria de Cleófas, São Judas Tadeu nasceu em Caná, na Galiléia, e tinha quatro irmãos: Tiago, José, Simão e Maria Salomé. Após Pentecostes, Judas Tadeu iniciou a pregação na Galiléia e, por volta do ano 50, participou do primeiro Concílio, o de Jerusalém. Evangelizou na Mesopotâmia, Síria, Armênia e Pérsia, local onde recebeu a companhia de outro apóstolo, Simão.

A pregação e o testemunho de Judas Tadeu impressionavam os pagãos, que se convertiam ao cristianismo. Por volta dos anos 70, São Judas Tadeu foi morto a golpes de cacetes, lanças e machados. Por sua total adesão a Jesus Cristo e por testemunhar a fé com a doação da própria vida, São Judas é considerado mártir. Seus restos mortais encontram-se na Basílica de São Pedro, em Roma.

São Judas Tadeu é também considerado o padroeiro dos funcionários públicos; e passou a ser invocado nas causas desesperadas e urgentes após Santa Gertrudes ter uma visão de Jesus, que a aconselhou “Invoque São Judas Tadeu nos casos mais desesperados”. Também Santa Brígida, quando estava rezando, viu Jesus, que lhe disse: “Invocai com grande confiança o meu apóstolo, Judas Tadeu. Prometo socorrer a todos quantos por seu intermédio a mim recorrerem”.

SERVIÇO:

O QUÊ: Festa de São Judas Tadeu, padroeiro dos funcionários públicos
QUANDO: Segunda-feira (28 de outubro de 2024
ONDE: Santuário Cristo Rei e São Judas Tadeu (Praça Rodrigo de Menezes, s/n, Cidade Nova, Salvador)

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia

Compartilhe