O público de Salvador interessado no universo da moda tem diversos eventos gratuitos para incluir na agenda até o dia 24 deste mês. A Semana Fashion Revolution, que promove ações em mais de 80 países a partir do dia 15, ganha uma programação ainda mais extensa na capital baiana, que antecipa o início das atividades para este sábado (13). Inspirados no tema “Como revolucionar a moda”, todos os eventos são abertos ao público e trazem como marca a diversidade de olhares e práticas que atravessam uma das cadeias produtivas de maior impacto no mundo.
A grade inclui seminário, mesas de debate com especialistas, exibição de filmes, bazares de troca de itens infantis e adultos e momentos voltados para o bem-estar de costureiras e artesãs. O ponto alto, porém, fica por conta do “Dia das Manualidades na Rua”, que acontecerá no dia 20 de abril (sábado), simultaneamente em todo o mundo, incluindo 112 cidades brasileiras. Em Salvador, a ação acontece no Centro Cultural Solar Ferrão, no Pelourinho, das 14h às 17h.
Quem marcar presença terá a oportunidade de participar de oficinas de carimbo em tecido e “junkie journal” (cadernos feitos a partir de material reciclável), além da produção coletiva de cartazes ativistas e de uma grande bandeira de retalhos. O espaço também contará com máquinas de costura disponíveis para uso livre. Será também a oportunidade de assinatura simbólica de uma carta aberta voltada para o poder público e a sociedade baseada nos princípios que sustentam o movimento.
A curadoria da Semana Fashion Revolution Salvador é assinada por Marina de Luca, coordenadora de mobilização do Instituto Fashion Revolution, e Ana Fernanda Souza, representante do Fashion Revolution Brasil em Salvador e coordenadora do Comitê Racial e de Diversidade do movimento nacional. O evento é totalmente realizado por pessoas voluntárias e conta com o apoio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), Jornal Correio, Inclusive Comunicação, loja Euzaria, Ecoloy, Ateliê Amarena e Eu e Tu – A Arte do Encontro.
Fashion Revolution
O movimento global foi criado em 2013, na Inglaterra, motivado pela tragédia ocorrida na fábrica Rana Plaza, em Bangladesh, que vitimou mais de 1.100 trabalhadoras e trabalhadores da moda. Desde então, a organização defende que a moda seja limpa, segura, justa, transparente, diversa e responsável, atuando por meio da comunicação, educação, colaboração, mobilização e participação. No Brasil, o movimento existe desde 2014 e vem desenvolvendo projetos, realizando atividades e fomentando a conexão entre pessoas, iniciativas e organizações do setor. Em 2018, foi criado o Instituto Fashion Revolution Brasil, uma organização da sociedade civil.
DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO:
13/04 (sábado) – Encontro de e doação troca de itens infantis e doação
Encontro aberto ao público para troca de itens infantis, como roupas, calçados, brinquedos e livros. Quem quiser pode doar peças para a creche da Instituição Assistencial Beneficente Conceição Macedo.
Local: Escola Kurumi (R. Agnelo Brito, 23 – Garibaldi)
Horário: 10h às 13h
Acesso gratuito (contribuição simbólica e opcional de R$ 5 por família)
14/04 (domingo) – Bazar de troca de roupas
Encontro aberto ao público para troca de itens de moda – roupas, calçados, acessórios. Não vale usar dinheiro! Leve seus itens limpos e em bom estado, e renove seu guarda-roupa, trocando-os diretamente com outros participantes
Local: Restaurante Mariposa (R. Anísio Teixeira, 221 – Itaigara)
Horário: 11h às 14h
Acesso gratuito
15/04 (segunda-feira) – Seminário “Tecendo Futuros: Perspectivas para a Oferta de Cursos nas Áreas Têxtil e Vestuário na Bahia”
O evento organizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) em parceria com o Instituto Fashion Revolution Brasil, Sindicato da Indústria de Vestuário do Estado da Bahia (Sindvest) e Condomínio Bahia Têxtil tem como objetivo discutir a oferta de cursos no âmbito do IFBA.
Local: Auditório da Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Avenida Araújo Pinho, 39 – Canela)
Horário: 8h30 às 12h30
Acesso gratuito
Inscrições através deste link
16/04 (terça) – Cinedebate Fashion Revolution + Unifacs
Exibição dos curta-metragens “Precisão”, “Fiando histórias” e “Fashion Experience” seguido de debate com os professores Marcus Vinicius de Souza e Maurício Portela e palestra com a especialista em ESG, Mônica Rocha.
Local: Unifacs – Campus Tancredo Neves, sala 17 (Av. Tancredo Neves, 2131 – Caminho das Árvores) (endereço)
Horário: 9h às 11h
Acesso gratuito
18/04 (quinta) – Jornada Fashion Revolution
Promovido pelo Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB/CNPq), em parceria com o Instituto Fashion Revolution Brasil, o evento reúne especialistas para fomentar o debate sobre a cadeia produtiva da moda e da joalheria e o impacto socioambiental, econômico e cultural dos setores.
Local: Centro Gemológico da Bahia (Rua Gregório de Matos, 27 – Pelourinho)
Horário: 9h30 – Abertura (Renata Pitombo Cidreira); 10h às 12h – Mesa EGS na Moda (Mônica Rocha e Luciana Galeão); 14h às 16h – Mesa Quem fez suas joias? (Gina Reis, Ana Beatriz e Mônica Correa); 16h30 – Visita guiada ao Centro Gemológico da Bahia.
Acesso gratuito
Inscrições através deste link
19/04 (sexta) – Fios: Tecendo saúde e saberes
Com foco na saúde física e mental, especialistas em práticas integrativas oferecem uma tarde de cuidados e bem-estar para costureiras e artesãs, incluindo biodança (Ana Rosa Mendes), massagem expressa (Gleide Oliveira), aplicação de reiki (Margarida Garcia), escuta terapêutica (Ybirá) e biodança
Local: Centro Cultural Solar Ferrão (Rua Gregório de Matos, 45 – Pelourinho)
Horário: 14h às 17h
Acesso gratuito
Inscrições através deste link
20/04 (sábado) – Dia das Manualidades na Rua
Destaque da Semana Fashion Revolution, a ação será realizada simultaneamente nos mais de 80 países em que o evento acontece. Em Salvador, a atividade inclui disponibilização de máquinas de costura para uso livre, oficinas de carimbo em tecido e “junkie journal” (cadernos feitos a partir de material reciclável), produção coletiva de cartazes ativistas e bandeira de retalhos, e assinatura de uma carta aberta para o poder público e sociedade.
Local: Centro Cultural Solar Ferrão (Rua Gregório de Matos, 45 – Pelourinho)
Horário: 14h às 17h
Acesso gratuito