O coletivo Capoeira em Movimento Bahia, em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado, promove um curso gratuito voltado para capoeiristas que desejam atuar em escolas. As inscrições para o Programa Qualifica Capoeira estão abertas e podem ser realizadas até o dia 5 de outubro, através deste formulário. Os participantes terão direito a transporte, lanche, camisa e material didático.
O projeto contará com 10 turmas, distribuídas nas cidades de Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Alagoinhas, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Porto Seguro e Vitória da Conquista. Entre os conteúdos que serão abordados, estão Dimensões Histórico-Filosóficas da Capoeira, Didática da Capoeira, Introdução à Psicologia da Educação e da Aprendizagem e Metodologia da Capoeira. De acordo com a organização, o objetivo é oferecer aos praticantes da arte conhecimentos pedagógicos para o ensino da capoeira em escolas públicas do estado. A execução do projeto fica a cargo do Instituto Comvida.
“Este curso prepara os capoeiristas para atuar no sistema escolar de maneira plural e crítica, reafirmando as características multirreferenciais e interdisciplinares da capoeira. Nossa proposta é potencializar a Lei Moa do Katendê, que prevê o ensino da capoeira nas escolas públicas, e proporcionar aos capoeiristas as ferramentas necessárias para contribuir diretamente na formação de novas gerações“, diz Jacaré DiAlabama.