Nesta segunda-feira (16), a Apple libera para todo mundo o novo sistema operacional dos iPhones, o iOS 18. Inicialmente, o software foi apresentado em junho, na WWDC 2024, conferência da empresa para desenvolvedores.
O iOS 18 está mais personalizável, o aplicativo Fotos foi totalmente reformulado e organiza melhor os seus registros. Outra novidade é a possibilidade de usar a biometria para abrir alguns apps.
No mesmo evento, foi apresentado o Apple Intelligence, conjunto de recursos para iPhone, iPad e Mac focado em inteligência artificial (IA). Ele inclui, por exemplo, uma integração com o ChatGPT, robô conversador da OpenAI.
Entretanto, é preciso lembrar que o Apple Intelligence não deve chegar aos aparelhos por agora. As funcionalidades estão previstas para serem lançadas a partir do iOS 18.1, em outubro. Para os brasileiros, a espera deve ser ainda maior: quando os recursos do Apple Intelligence começarem a ser liberados, vão ser apenas em inglês. A Apple disse que a plataforma vai suportar outros idiomas em 2025. Mas só citou: chinês, francês, japonês e espanhol.
No Brasil, a Apple costuma liberar a atualização para todo mundo no período da tarde, por volta de 14h.
O que muda com o iOS 18?
O iOS 18 ganhou mais opções de personalização e permitirá exigir uma verificação por biometria para abrir certos aplicativos, uma opção para oferecer mais privacidade aos usuários.
A Apple também anunciou um gerenciador de senhas que reunirá informações de acesso a sites e aplicativos, além de oferecer alertas sobre senhas fracas, repetidas ou que já apareceram em vazamentos de dados.
Na tela inicial, os ícones de aplicativos poderão ser posicionados em qualquer lugar, sem obedecer a “grade” que deixa todos alinhados. Os atalhos também poderão ser exibidos nas cores escolhidas pelos usuários.
A Central de Controle, que reúne atalhos como Wi-Fi e Bluetooth, vai aceitar ícones de aplicativos de terceiros e permitirá organizar ícones em diferentes grupos e tamanhos. O iOS 18 também permitirá personalizar ícones que aparecem na parte inferior da tela de bloqueio.
O aplicativo Fotos, onde são armazenados os registros feitos com a câmera do iPhone, foi totalmente redesenhado para manter imagens mais organizadas. A nova versão consegue criar por conta própria pastas específicas só com fotos de pessoas, animais ou viagens, por exemplo.
Também está mais fácil visualizar fotografias tiradas hoje, ontem, por mês ou ano. E, assim como já faz o Google Fotos, no iOS 18, o app Fotos do iPhone pode classificar imagens por rosto.
Como atualizar o iPhone para iOS 18?
Para instalar a nova versão do sistema da Apple, siga os passos abaixo:
- Clique em “Ajustes”;
- Depois, selecione o item “Geral”;
- Escolha a opção “Atualização de Software”.
Quais iPhones vão receber o iOS 18?
- iPhone 16, 16 Plus, Pro e Pro Max;
- iPhone 15, 15 Plus, Pro e Pro Max;
- iPhone 14, 14 Plus, Pro e Pro Max;
- iPhone 13, 13 Mini, Pro e Pro Max;
- iPhone 12, 12 Mini, Pro e Pro Max;
- iPhone 11, 11 Pro e Pro Max;
- iPhone XS e iPhone XS Max;
Com a atualização, a Apple retirou alguns modelos da lista dos que continuam com as atualizações. Os iPhone SE, XR, X, 8 e 8 Plus foram “aposentados” e só poderão ir até o iOS 17.