Desfile do 7 de Setembro em Salvador tem fanfarras, bombeiros e militares; veja fotos

Desfile do 7 de Setembro em Salvador tem fanfarras, bombeiros e militares; veja fotos

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Feijão Almeida/GOVBA

Publicado em 07/09/2024 às 13:12 / Leia em 3 minutos

As fanfarras escolares da rede estadual de ensino, policiais e bombeiros militares tomaram as ruas do centro de Salvador durante a realização do Desfile Cívico do 7 de Setembro, quando o Brasil celebra 202 anos da independência de Portugal. As comemorações foram iniciadas no Corredor da Vitória, com o hasteamento das bandeiras, que contou com a participação de diversas autoridades.

Este ano, o evento foi coordenado pelo Exército Brasileiro. “Mais de dez mil pessoas participaram do ato, com todas as tropas da Marinha, Exército, Aeronáutica, Corpo de Bombeiros e PM participando, assim como as escolas, instituições e agremiações. Foi o momento de os civis demonstrarem o seu amor à pátria e reavivar os seus valores de civismo”, pontuou o chefe de comunicação social do Exército, coronel Marcelo Brum. Para as Forças Armadas, também foram comemorados os 80 anos da entrada da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial nos Campos da Itália.

Cerca de 2 mil bombeiros e policiais militares baianos, que integram as unidades operacionais, administrativas, de ensino e da reserva remunerada (veteranos) desfilaram, assim como alunos e ex-alunos dos Colégios da Polícia Militar (CPM) e da creche da instituição. A frota de veículos da corporação foi representada por viaturas históricas, motocicletas, caminhões, motos náuticas e bases móveis.

“Os policiais militares também atuaram ao longo do trajeto do desfile, nos principais corredores de tráfego, nos acessos ao evento, nos pontos de ônibus e estações de transbordo”, explicou o comandante-geral da Polícia Militar da Bahia (PMBA), coronel Paulo Coutinho.

A Banda de Música Maestro Wanderley, patrimônio cultural dos baianos, executou marchas e dobrados. O público assistiu, também, aos cães do Batalhão de Choque, ao Batalhão de Operações Especiais (Bope), aos cavalos do Esquadrão de Polícia Montada, ao sobrevoo da aeronave do Grupamento Aéreo (Graer) e aos policiais das Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipe), e da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa), utilizando trajes camuflados.

Outro momento bastante esperado foi a apresentação das Fanfarras Escolares, organizadas pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC). Mais de 600 estudantes de nove unidades escolares da capital e de 101 municípios baianos deram um show de talento ao executar coreografias e tocar instrumentos musicais de sopro e percussão. Para fortalecer a manutenção das bandas e estimular a participação dos estudantes em celebrações de acontecimentos históricos e culturais, foram investidos neste ano de 2024, R$ 1,5 milhão.

Este ano, em Salvador, participaram, ainda, as bandas e fanfarras das seguintes unidades escolares: Colégio Estadual Raphael Serravalle, Colégio Estadual Pedro Paulo Marques e Marques, Colégio Estadual Luiz Viana, Colégio Estadual Professor Carlos Alberto, Colégio Estadual Azevedo Fernandes, Colégio Estadual Alfredo Agostinho de Deus e Colégio Estadual Raul Sá.

As festividades pela celebração da Independência do Brasil tiveram início em 25 de junho, em Cachoeira, e, no dia 2 de julho, em Salvador. Para finalizar as comemorações, o desfile cívico-militar, neste 7 de setembro, aconteceu tanto na capital como em toda a Bahia.

Veja mais fotos do desfile em Salvador

53977284141 a9b340ff3f c

53977712260 414a9290ef c

53977825765 2b0fe6b1a4 c

53977826360 f3fa53857f c

53977712364 987ea92b76 c

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia

Compartilhe