Mais de 83 mil pessoas ficam sem energia por conta de acidentes com pipas na Bahia, aponta levantamento

Mais de 83 mil pessoas ficam sem energia por conta de acidentes com pipas na Bahia, aponta levantamento

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Reprodução

Publicado em 04/09/2024 às 13:05 / Leia em 2 minutos

Dados da Neonergia Coelba apontam que mais de 83 mil pessoas tiveram a energia suspensa temporariamente devido a acidentes com pipas na Bahia, em 2024. Ao todo, foram registradas 221 ocorrências, sendo a maioria nos municípios de Feira de Santana, Barreiras, Jacobina, Bom Jesus da Lapa e Juazeiro.

A principal orientação é soltar pipas longe da rede elétrica, em lugares abertos como praias e parques. Outra dica é nunca pegar as pipas que caem nos fios de energia. Assim, situações que podem levar a interrupções de energia e acidentes são evitadas“, afirma o gerente de Saúde e Segurança da Neoenergia Coelba, Hugo Vidal.

De acordo com a Coelba, quando a pipa atinge os equipamentos do sistema elétrico, pode haver danos aos fios, aumentando, assim, as possibilidades de choque elétrico. Além disso, também há o risco de atingir equipamentos como os transformadores, provocando curtos-circuitos e acionando os sistemas de proteção que interrompem o fornecimento por questões de segurança. Com isso, equipes da Neoenergia Coelba são mobilizadas para resolver a questão, enquanto poderiam estar atendendo uma outra ocorrência ou realizando serviços de manutenção na rede elétrica.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe