O X, antigo Twitter, sairá do ar no Brasil a qualquer momento após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Com isso, tuiteiros de todo o país estão buscando um novo lugar para se abrigar.
Os candidatos mais fortes são o Bluesky e o Threads. Conheça cada um deles:
Bluesky
Criado pelos antigos donos do Twitter, a rede possui uma dinâmica similar ao X. Por lá, as publicações são chamadas de “skeets” e podem ter até 300 caracteres.
Para criar uma conta basta baixar o aplicativo na App Store ou Play Store, inserir e-mail, criar senha, nome de usuário, e pronto. Pelo computador o processo pode ser feito através do site bsky.app.
Threads
Já o Threads é da Meta, empresa que administra WhatsApp, Facebook e Instagram. Por isso, qualquer usuário de Instagram já possui automaticamente uma conta na plataforma, basta fazer login com sua conta.
O Threads suporta posts com até 500 caracteres, além de links, fotos e vídeos de até 5 minutos. Também é possível curtir, comentar e compartilhar o que outras pessoas publicaram.
Uma diferença para o Twitter é que o Threads não tem área de trending topics, que mostra assuntos mais comentados na rede.
Os usuários do Threads decidem quem pode responder aos seus posts – todos, apenas quem estão seguindo ou apenas as contas citadas – e tem recursos de segurança como o filtro que oculta termos específicos em comentários. Os usuários que você bloqueou no Instagram também são bloqueados no novo aplicativo.