Presidente da Organização do Auxílio Fraterno recebe título de Cidadão Baiano

Presidente da Organização do Auxílio Fraterno recebe título de Cidadão Baiano

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Reprodução

Publicado em 14/08/2024 às 10:31 / Leia em 3 minutos

O presidente da Organização de Auxílio Fraterno, Jozias Sousa, será homenageado com o Título de Cidadão Baiano da Assembleia Legislativa da Bahia nesta sexta-feira (16), às 10h, em sessão especial, no Plenário do Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães. A entrega da honraria foi proposta pelo deputado estadual Luciano Simões Filho (DEM).

Ao justificar a homenagem, o parlamentar destacou a vida de Jozias que nasceu no Ceará e cresceu no Maranhão. “Corre em suas veias a paixão e o orgulho de ser triplamente nordestino”, disse, ressaltando que foi na terra baiana que ele teve a oportunidade de realizar “grandes ações para os mais necessitados”. 

Jozias Sousa da Silva é natural da cidade de Viçosa, no Ceará, mas passou a infância em Frecheiras, município de Brejo, no interior do Maranhão. Ainda criança, sonhava em ser padre e entregar a vida ao sacerdócio. “Não me tornei padre, mas acredito que exerço o sacerdócio todos os dias”, disse o mais novo baiano que há 13 anos está à frente da OAF.

A vida religiosa de Jozias começou, oficialmente, em 1986, quando ingressou no Seminário Menor, na Diocese de Brejo, onde permaneceu até 1990. Em 1991, mudou-se para Salvador, a convite de um padre jesuíta, para viver uma experiência na Companhia de Jesus, Ordem Religiosa dos Jesuítas e passou a exercer trabalhos voluntários, na OAF, até 1993. Nesta época, pediu desligamento da Ordem, para viver a vida matrimonial.

Trabalhou como corretor de imóveis, formou-se em Teologia, pela Universidade Católica do Salvador e em Direito, pela Faculdade Salvador. Em setembro de 2011, foi eleito presidente da OAF, entidade de abrigamento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social. É também membro estatutário da Devoção do Senhor do Bonfim.

Em dezembro de 2014, foi eleito vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Salvador e, em dezembro de 2016, presidente do mesmo Conselho, exercendo o mandato até o final de 2018. É também conselheiro titular do Conselho de Direito da Criança e do Adolescente de Salvador e do Conselho de Gestão das Organizações Sociais de Salvador. 

Desde que chegou em Salvador, Jozias desenvolve trabalhos voltados para o social. Foi presidente da Associação de Moradores do bairro do Pau Miúdo, Associação 12 de Outubro, onde em parceria com a Paróquia São João Bosco, fundou a Pastoral da Partilha, com o objetivo de ajudar as famílias carentes do bairro. Ainda nesta Associação de Moradores, levou para o bairro, através de parceria com o Tribunal de Justiça da Bahia, o Projeto Social “Balcão de Justiça e Cidadania”. 

Em reconhecimento ao trabalho social, desenvolvido em Salvador, Jozias recebeu o título de cidadão soteropolitano, no ano passado, além de outras homenagens ao longo da sua trajetória, como o Diploma de Amigo da Polícia Militar da Bahia, o Troféu Você e a Paz, pela Mansão do Caminho, dentre outras.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe