A Câmara de Salvador aprovou nesta segunda-feira (12) a concessão do título de cidadão soteropolitano para os cantores Seu Jorge e Xande de Pilares. Os Projetos de Lei (PLs) são de autoria da vereadora Cris Correia (PSDB) e Dr. José Antônio (PRD), respectivamente, e foram aprovados por unanimidade.
Além deles, mais três pessoas receberão a cidadania. São elas: Ferran Soriano, CEO do City Football Group, Raul Aguirre, CEO do Bahia, e Roberto Battisti. Não há previsão de quando será a entrega do título.
Jorge Mário da Silva, mais conhecido como “Seu Jorge”, é cantor, ator, compositor e diretor de cinema. Em 2023 ele anunciou um álbum com homenagens para a Bahia. “Baile à la baiana” tem, exclusivamente, canções de compositores baianos, como Pierre Onassis e Magary Lord. O artista nasceu em Belford Roxo, no Rio de Janeiro.
Já Alexandre Silva de Assis, chamado de “Xande de Pilares”, é um cantor, compositor e ator brasileiro. Ele nasceu no Rio de Janeiro e ficou famoso por participar do Grupo Revelação. Neste ano, o artista lançou uma turnê nacional em homenagem a Caetano, em Salvador.
A cidadania é concedida a pessoas nascidas fora da capital baiana que tenham prestado relevantes serviços à capital baiana.