O Google anunciou nesta terça-feira (30) que adotará o pagamento por PIX em sua carteira digital, o Google Pay. A iniciativa é fruto de uma parceria com o C6 Bank e com o PicPay e vai permitir que os usuários façam pagamentos e transações pela wallet sem abrir os aplicativos do banco. Segundo a diretora de operações de pagamentos do Google Pay para a América Latina, Elisa Joia, as transações por meio do PIX poderão ser feitas por transferência via chave de pagamento; transferência via leitura de QR Code; e transferência por meio do PIX copia e cola.
Para cadastrar o Pix na carteira, será necessário fazer um processo de verificação de identidade e ter o aplicativo do banco instalado no aparelho celular. Depois da certificação, será feito o vínculo da conta com os bancos. A expectativa do Google é de que o recurso seja expandido para outras instituições “nos próximos meses”, a depender da adesão delas ao Open Finance.
No final de 2022, o Google Pay obteve uma licença de iniciador de pagamento junto ao Banco Central. Um ano depois, entrou para a lista de participantes do Pix.