A cidade de Barueri, localizada na região metropolitana de São Paulo, registrou um tremor de terra de magnitude 2.4 mR na tarde desta segunda-feira (29).
O evento ocorreu às 13h41 (horário de Brasília) e foi sentido pela população de várias regiões, incluindo cidades vizinhas como Osasco, Carapicuíba, Barueri e no bairro de Pinheiros, na capital paulista, como informou a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR).
Moradores dessas localidades relataram os momentos de tensão nas redes sociais.
Janelas vibraram aqui em casa lá pelas 13:45, explosão, não escutamos nada? Tremor? Varios Visinhos relataram vidros balançaram ou ouviram algo. #carapicuiba #granjaviana
— marco aguirre (@marco55833) July 29, 2024
Considerado de pouca magnitude, o abalo sísmico foi registrado pelas estações da RSBR, organização pública responsável por monitorar a sismicidade do território nacional, e analisado pelo Centro de Sismologia da USP.
Segundo o órgão, até o momento acredita-se que o sismo teve origem natural, mas não se pode descartar a atividade de mineração de pedreiras ou indústrias de cimento na região.
“Os tremores naturais, em sua grande maioria, se devem a grandes pressões geológicas atuando na crosta terrestre. O tremor que as pessoas sentem é resultado de uma movimentação repentina em alguma falha ou fratura, que ‘escorrega’ por causa das pressões geológicas”, informou o órgão.