A Casa Pia de São Joaquim, instituição filantrópica localizada no bairro da Calçada, em Salvador, realizará a sua tradicional missa em homenagem a São Joaquim e Sant’Ana, os avós de Jesus Cristo. O ato litúrgico acontece no dia 26 de julho, às 10h, e será presidido pelo bispo auxiliar Dom Marco Eugênio.
Tradição no calendário religioso da cidade, a missa acontece todos os anos na instituição, em devoção a São Joaquim, padroeiro da Casa Pia, e a sua esposa, Sant’Ana. Por serem avós de Jesus, eles são considerados, pela Igreja Católica, os padroeiros de todos os avós. Por conta disso, nesta data é celebrado o Dia dos Avós, que também serão homenageados na missa.
Tombada como patrimônio material pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 1938, e com grande relevância histórico-social na cidade de Salvador, a Casa Pia foi fundada em 1799. Atualmente, tem como principal projeto a Escola Casa Pia de São Joaquim, voltada à educação infantil gratuita e integral de crianças em situação de vulnerabilidade. A iniciativa é mantida através da receita arrecadada com a locação dos espaços do Cerimonial Casa Pia de São Joaquim, que funciona no mesmo local e possui diversos salões voltados a eventos sociais, culturais, acadêmicos e corporativos.