Deputada federal eleita aos 21 anos desativa rede social após ameaças de morte

Deputada federal eleita aos 21 anos desativa rede social após ameaças de morte

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Reprodução

Publicado em 09/10/2026 às 15:30

A deputada federal eleita por Minas Gerais Ana Elisa (PT), de 21 anos, desativou sua conta na rede social X após receber ameaças de morte e violência sexual durante a campanha eleitoral. A parlamentar denunciou as mensagens à Polícia Civil de Minas Gerais, relatando também ataques machistas e racistas.

Segundo Ana Elisa, os ataques se intensificaram após sua participação, na quinta-feira (8), em Brasília, em ações nas redes sociais para reforçar a campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno. Ela afirmou que seus perfis passaram a ser alvo de ataques coordenados.

Em outra rede social, a deputada disse que sua equipe decidiu desativar a conta diante da frequência das ameaças.

“Eu acredito que ninguém mereça sofrer ameaças de morte por estar politicamente engajado e tentando defender o que acha melhor para o país. O debate político para mim, nunca foi sobre isso. A minha equipe desativou a minha conta no Twitter, porque nós estávamos recebendo ameaças de morte a cada dois minutos. A ameaça de morte e ameaça de estupro” desabafou a deputada eleita em outra rede social.

Ana Elisa já havia divulgado mensagens recebidas por e-mail em 5 de setembro. Na ocasião, o remetente afirmou integrar o grupo supremacista branco Ku Klux Klan e fez ameaças de violência sexual, além de manifestar intolerância à presença de mulheres negras em espaços de poder.

No último domingo (4), Ana Elisa se tornou a deputada mais votada do PT em todo o Brasil. Ela recebeu 524.219 votos, garantindo o posto de 2ª deputada federal mais votada em Minas Gerais, atrás apenas de Nikolas Ferreira (PL).

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia