As pesquisas divulgadas em agosto começam a desenhar um cenário mais claro para a disputa presidencial de 2026: Lula (PT) aparece na liderança no primeiro turno em todos os levantamentos recentes, mas encontra Flávio Bolsonaro (PL) em uma disputa mais apertada nas simulações de segundo turno. A distância entre os dois varia de acordo com o instituto e o cenário testado, enquanto os demais nomes aparecem bem atrás.
O levantamento mais recente, divulgado em 17 de agosto por BTG/Nexus mostra Lula com 41% das intenções de voto no primeiro turno, contra 36% de Flávio. Ronaldo Caiado (PSD) aparece com 5%, enquanto Renan Santos (Missão) e Romeu Zema (Novo) têm 4% cada. No segundo turno, porém, a diferença diminui: Lula registra 47%, contra 44% de Flávio, configurando empate técnico dentro da margem de erro de dois pontos percentuais.
Na pesquisa espontânea do BTG/Nexus, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, Lula aparece com 38% e Flávio, com 29%. Em outros cenários de segundo turno, o petista também leva vantagem, marcando 45% contra 42% de Caiado e 46% contra 41% de Zema.
O levantamento ouviu 2.003 eleitores por telefone entre 14 e 16 de agosto e foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-03317/2026.
Já a Quaest, divulgada em 14 de agosto, aponta Lula com 38% no primeiro turno, contra 31% de Flávio. Caiado e Renan Santos aparecem com 4% cada, enquanto Zema e Augusto Cury (Avante) têm 2%. No segundo turno, a vantagem de Lula também diminui. O presidente aparece com 43%, contra 40% de Flávio, em um cenário de empate técnico.
A pesquisa foi feita presencialmente com 2.004 pessoas entre 10 e 13 de agosto, por encomenda da TV Globo, e registrada no TSE sob o número BR-06773/2026.
Divulgada em 11 de agosto, a CNT/MDA apresenta uma vantagem maior para Lula. No primeiro turno, ele tem 42,4%, contra 28,7% de Flávio. No segundo, o presidente chega a 48%, enquanto o senador marca 39,1%.
Na espontânea, Lula registra 35,3% e Flávio, 22,4%. O levantamento também mostra o petista à frente em outros duelos: 49,1% contra 34,9% de Zema e 47,9% contra 35,9% de Caiado.
A CNT/MDA ouviu 2.002 eleitores presencialmente entre 5 e 9 de agosto. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o registro no TSE é BR-06935/2026.
Por fim, a Palver, divulgada em 10 de agosto, também coloca Lula na frente no primeiro turno, com 44%, contra 40% de Flávio. Renan Santos aparece em terceiro, com 10%. No segundo turno, porém, a pesquisa aponta um cenário de empate exato, com 46% para Lula e 46% para Flávio.
Os números de agosto, portanto, apontam para uma tendência comum, de Lula na frente na primeira etapa da eleição. A disputa fica significativamente mais equilibrada diante de Flávio Bolsonaro em um eventual segundo turno. A intensidade dessa aproximação, no entanto, varia entre os institutos.