O BBT Art Academy celebra 50 anos de atuação em 2026 com uma série de conquistas de bailarinas baianas em competições e instituições de dança no Brasil e no exterior. Entre os destaques estão premiações no Festival de Dança de Joinville e aprovações para escolas internacionais de balé.

Maria Clara Cerqueira e Fabiana Gordilho
A bailarina Maria Clara Cerqueira, de 11 anos, conquistou o troféu de Melhor Bailarina e o primeiro lugar no Festival da Meia Ponta, além do primeiro lugar no Festival da Sapatilha, realizados durante o Festival de Dança de Joinville. Segundo a escola, ela se tornou a primeira baiana a alcançar os resultados na mesma edição. Maria Clara também foi aprovada para a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, única filial da instituição russa fora do país.

Paula Marquez
Outra bailarina da escola, Paula Marquez, foi aprovada como aluna em tempo integral da European School of Ballet, em Amsterdã, onde iniciará sua formação pré-profissional em setembro.
As baianas Juliana Faro e Beatriz Reis também se preparam para realizar, em outubro, o Solo Seal Award, uma das avaliações mais avançadas da Royal Academy of Dance. A etapa é destinada a bailarinos que alcançaram alto nível técnico no Advanced 2, último estágio do programa de exames da instituição britânica.

Juliana Faro
“Ver Juliana e Beatriz chegarem a esta etapa tão especial traduz a essência de um trabalho construído ao longo de 50 anos de história”, afirma Tânia Durand Gordilho, diretora do BBT Art Academy.

Beatriz Reis
Bailarinas do corpo de baile da escola também foram selecionadas para o RAD Bursary e o RAD Dance Challenge, que serão realizados em São Paulo e reunirão alunos de diferentes regiões do Brasil para aulas e apresentações avaliativas, com bolsas e premiações para os melhores desempenhos.

Nova sede no Shopping Barra
No ano em que completa cinco décadas, o BBT também inaugurou uma nova sede no Shopping Barra, em Salvador. Além do balé, o espaço passa a receber atividades como jazz dance, teatro musical, dança para adultos e artes marciais.
À frente da escola, Tânia Durand Gordilho conta também com a filha, a bailarina Fabiana Gordilho, que atua na continuidade da metodologia de formação do BBT, voltada ao desenvolvimento técnico e artístico e à preparação dos alunos para a carreira profissional.

Tânia Durand Gordilho
“Já percorremos um longo caminho para fortalecer a dança na Bahia. Agora é o momento de relembrar o tanto que já fizemos e entender que o lindo é sempre fazer cada vez melhor”, afirma Tânia.

BBT Art Academy