Fátima Bernardes faz retiro de leitura na Inglaterra: “Fazia tempo que não lia um livro tão rápido”

Fátima Bernardes faz retiro de leitura na Inglaterra: “Fazia tempo que não lia um livro tão rápido”

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Reprodução / Redes sociais

Publicado em 24/05/2026 às 17:23 / Leia em 2 minutos

A jornalista e apresentadora Fátima Bernardes compartilhou nas redes sociais uma experiência diferente vivida durante as férias: um retiro de leitura no interior da Inglaterra, onde passou cinco dias dedicada à imersão literária.

Segundo Fátima, a experiência reuniu outras 11 mulheres americanas em um local com sinal limitado de internet e rotina voltada à leitura. Durante a estadia, o grupo fazia refeições em conjunto, trocava indicações literárias e visitava livrarias e bibliotecas de cidades próximas.

No vídeo publicado, a apresentadora mostrou imagens da região e dos espaços preparados para leitura. Ela destacou o silêncio e a tranquilidade do ambiente como fatores fundamentais para conseguir se desconectar e voltar a ler com mais concentração.

“Fazia tempo que eu não lia um livro tão rápido”, comentou.

Durante o retiro, Fátima leu “Reparação”, romance do escritor britânico Ian McEwan, presente recebido do produtor de conteúdo literário Pedro Pacífico, conhecido nas redes como Bookster.

A apresentadora contou ainda que iniciou uma segunda leitura durante a viagem: “As alegrias da maternidade”, da escritora nigeriana Buchi Emecheta.

“Primeiro porque eu consegui me concentrar. Segundo porque o lugar não tem barulho, o telefone não toca, os espaços são super silenciosos, cercados de livros”, afirmou.

Ao final do relato, Fátima resumiu a experiência: “Está sendo uma experiência super diferente e que estou adorando”.

Veja vídeo:

 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia