Hemoba amplia pontos de coleta em Salvador; confira

Hemoba amplia pontos de coleta em Salvador; confira

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Ascom PGE-BA

Publicado em 21/05/2026 às 14:23 / Leia em 3 minutos

A Fundação Hemoba segue ampliando o acesso à doação de sangue em Salvador por meio das unidades móveis de coleta e do posto itinerante instalado no Shopping Bela Vista. Até 30 de maio, os serviços estarão em diferentes pontos da capital baiana, facilitando o atendimento aos doadores e contribuindo para a manutenção do estoque de sangue. No momento, a capital baiana está com estoque crítico para os tipos sanguíneos A+, A-, B-, O+ e O-.

O hemóvel atenderá nos dias 22, 23, 25 e 30 de maio, das 8h às 17h, no Salvador Shopping . Entre os dias 26 a 28 de maio, o atendimento será realizado no Detran, no Centro Administrativo, e,no dia 29 de maio, na Unijorge, na Avenida Paralela. Nesta quinta-feira (21), a unidade móvel está na Procuradoria Geral do Estado da Bahia. Durante todo o mês de maio, o posto temporário da Hemoba continuará funcionando no Shopping Bela Vista, das 9h às 18h.

O atendimento nos hemóveis é realizado de forma espontânea, levando a coleta de sangue para locais de grande circulação, como shoppings, centros urbanos e estações de transbordo. A iniciativa contribui para reforçar o estoque estratégico da Hemoba, garantindo o atendimento seguro às unidades de saúde e hospitais. Também aproxima a doação da rotina da população, incentivando o hábito da doação regular de sangue. Além disso, os voluntários podem aproveitar a presença do hemóvel para realizar o cadastro como doadores de medula óssea no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea.

 

Unidades fixas

  •  Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba)

Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30;

  • Hospital do Subúrbio

Funciona dee segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30;

  • Hospital Ana Nery

Funciona de terça a sexta-feira, das 7h30 às 12h30;

  • Hospital Roberto Santos

Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h;

  • Hospital Santo Antônio (OSID)

Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h.

 

Critérios para doação

Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 kg e ter entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsável legal, e pessoas com mais de 60 anos só podem doar se já tiverem realizado doação anteriormente.

No dia da doação, o voluntário não deve estar em jejum, nem ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores. Também é recomendado não fumar por pelo menos duas horas antes do procedimento, ter dormido no mínimo seis horas na noite anterior e evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia