Trump diz que Maduro foi levado a Nova York e anuncia ‘forte envolvimento’ dos EUA no petróleo da Venezuela

Trump diz que Maduro foi levado a Nova York e anuncia ‘forte envolvimento’ dos EUA no petróleo da Venezuela

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Da Redação

Marcelo Camargo/Agência Brasil e TheWhiteHouse/Fotos Públicas

Publicado em 03/01/2026 às 12:18 / Leia em 2 minutos

Donald Trump afirmou neste sábado (3) que o presidente venezuelano Nicolás Maduro foi capturado por forças dos EUA e levado para Nova York, enquanto anunciou que Washington terá “forte envolvimento” com a indústria petroleira da Venezuela.

Segundo o presidente dos Estados Unidos, Nicolás Maduro e a esposa, Cilia Flores, foram detidos durante uma operação militar e seguem para Nova York a bordo de um navio da Marinha americana. A procuradora-geral Pamela Bondi informou que Maduro foi indiciado no Distrito Sul de Nova York por acusações como conspiração para narcoterrorismo e tráfico de cocaína. As acusações contra Cilia não foram detalhadas.

Em entrevista à Fox News, Trump disse que ainda decide sobre o futuro político da Venezuela e afirmou que os EUA passarão a estar “fortemente envolvidos” com o petróleo venezuelano, sem explicar como. Ele acrescentou que a China continuará recebendo petróleo do país.

O ministro da Defesa da Venezuela, Vladimir Padrino, classificou a ação como “vil e covarde” e pediu ajuda internacional, rejeitando a presença de tropas estrangeiras no país. Trump afirmou ainda que acompanhou a captura de Maduro “ao vivo” e que uma tentativa de negociação foi recusada por ele.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia