Primeira Superlua de 2026 poderá ser observada neste sábado (3)

Primeira Superlua de 2026 poderá ser observada neste sábado (3)

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo

Publicado em 02/01/2026 às 16:07 / Leia em 2 minutos

A primeira Superlua de 2026 poderá ser vista neste sábado (3). Apesar do nome popular, o fenômeno é chamado oficialmente de Lua Cheia de Perigeu, quando o satélite natural da Terra está em um ponto mais próximo do planeta em sua órbita.

Segundo astrônomos, nessa condição a Lua pode parecer cerca de 6% maior e até 13% mais brilhante do que uma lua cheia média. A fase exata ocorre às 7h03 (horário de Brasília).

De acordo com o astrônomo Rodolfo Langhi, coordenador do Observatório de Astronomia da Unesp, a Lua não muda de tamanho, apenas se aproxima da Terra. “É uma diferença pequena e dificilmente perceptível a olho nu”, explica.

Neste mês de janeiro, a Lua Cheia esteve a aproximadamente 362 mil quilômetros da Terra. Em comparação, a chamada Microlua, prevista para 31 de maio, ocorrerá quando o satélite estiver a cerca de 406 mil quilômetros, distância maior em sua órbita.

Para o físico e astrônomo João Batista Canalle, da Uerj, o termo Superlua é exagerado. “Fisicamente, não há nada de diferente. A Lua não cresce nem diminui de forma perceptível. É apenas uma coincidência orbital”, afirma.

Especialistas reforçam que, apesar do apelo popular, o fenômeno não apresenta relevância científica significativa, mas segue sendo uma boa oportunidade para observação do céu.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia