A chegada de três navios de cruzeiro a Salvador movimentou o turismo baiano no início desta semana, com o desembarque de mais de 8 mil passageiros. O destaque foi o MS Hamburg, procedente de Hamburgo, na Alemanha, que atracou no domingo (28), trazendo 305 passageiros alemães para passeios pelo Pelourinho, Farol da Barra, Mercado Modelo e Cidade Baixa, incluindo a Igreja do Bonfim e o Forte de Monte Serrat. Depois, a embarcação seguiu para Ilhéus, onde os estrangeiros puderam conhecer as riquezas naturais e a cultura da Costa do Cacau.
Também no domingo, chegou a Salvador o MSC Seaview, com 5 mil viajantes a bordo. Já na segunda-feira (29), foi a vez do MSC Armonia, com aproximadamente 3 mil pessoas. As embarcações trouxeram turistas brasileiros e também estrangeiros.
“A ideia é atrair cruzeiros para a Bahia como um todo, não só para Salvador, mas também para Ilhéus, Porto Seguro, Itacaré e outros destinos, e receber desde grandes navios até cruzeiros de menor porte, fortalecendo o turismo nas diferentes zonas turística do estado, ampliando a diversidade de rotas e gerando impactos positivos na economia”, afirma o titular da Secretaria de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar.
O MSC Seaview será o primeiro navio de cruzeiro a atracar em Salvador em 2026, no dia 6 de janeiro. A previsão é que durante toda a temporada 2025/2026, que iniciou em outubro e segue até abril, a Bahia receba cerca de 260 mil passageiros, que devem injetar aproximadamente 26 milhões de dólares na economia do estado.