Salvador recebe, até o próximo dia 1º de janeiro, os tradicionais festejos em homenagem ao Senhor Bom Jesus dos Navegantes e Nossa Senhora da Boa Viagem. A celebração, que acontece há mais de dois séculos, promete reunir milhares de fiéis para celebrar a chegada do ano de 2026.
Com o tema “Com o Bom Jesus dos Navegantes e a Mãe da Boa Viagem, sejamos construtores de paz, família unida e Igreja missionária”, a programação inclui missas, tríduo e procissões terrestres e marítimas.
Devido às obras de restauração da Igreja Matriz da Boa Viagem, o tríduo preparatório, que acontece nesta terça-feira (30), às 19h, será celebrado no Santuário São José, na Baixa do Bonfim.
Na quarta-feira (31), último dia de 2025, a Galeota Gratidão do Povo descerá ao mar, às 9h. Já no período da tarde, às 14h, as imagens do Senhor Bom Jesus dos Navegantes e de Nossa Senhora da Boa Viagem serão levadas do Santuário São José até a Praça da Boa Viagem, onde será celebrada a Missa de Embarque, presidida pelo arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, cardeal Dom Sergio da Rocha. Depois, às 16h, a imagem do Bom Jesus seguirá em procissão marítima até a Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio.
No primeiro dia de 2026, na quinta-feira, Dom Sergio da Rocha presidirá a Missa às 8h, na Basílica da Conceição da Praia. Logo após, às 10h, terá início a procissão terrestre em direção ao píer da Capitania dos Portos, onde a imagem do Senhor Bom Jesus será novamente embarcada na galeota. O trajeto marítimo inclui o Porto da Barra, o Cais do Porto e a Ponta do Humaitá. A chegada está prevista para o meio-dia, quando ocorrerá o reencontro com a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem.
Em seguida, as imagens seguem juntas em procissão terrestre pelas ruas da Boa Viagem, Rio São Francisco, Rio Jacuípe e Rua da Imperatriz, retornando ao Largo da Boa Viagem, onde os festejos serão encerrados.