Na prévia do Réveillon, a fila de veículos para embarque no sistema ferry-boat em Salvador ultrapassa quatro horas de espera no início da tarde desta segunda-feira (29). No terminal de Itaparica, em Bom Despacho, o tempo estimado permanece entre 60 e 90 minutos.
O primeiro registro do dia foi feito por volta das 6h30, quando a espera em Salvador já chegava a três horas. Ao longo da manhã, a demanda aumentou, refletindo no crescimento da fila no terminal de São Joaquim.
De acordo com a última atualização, às 12h37, o ferry-boat de Salvador seguia com fluxo intenso. Já em Itaparica, a atualização mais recente, registrada às 12h38, indicava movimentação moderada, com tempo de espera estável.
Conforme a Internacional Travessias (ITS), concessionária responsável pelo sistema, a expectativa é de um crescimento de 5% na demanda em relação ao mesmo período do ano passado. Para atender ao aumento, a empresa informou a oferta de 420 vagas extras, considerando os dois terminais.
Nesta segunda-feira, operam no sistema as seguintes embarcações:
Anna Nery – capacidade para 618 passageiros e 50 veículos
Dorival Caymmi – capacidade para 987 passageiros e 120 veículos
Maria Bethânia – capacidade para 793 passageiros e 40 veículos
Pinheiro – capacidade para 800 passageiros e 40 veículos
Rio Paraguaçu – capacidade para 789 passageiros e 40 veículos
Zumbi dos Palmares – capacidade para 1.094 passageiros e 135 veículos
A ITS orienta os usuários a acompanharem a situação do sistema ferry-boat pelos canais oficiais antes de se deslocarem aos terminais.