Pilotos e comissários aprovam acordo e greve aérea é descartada no Réveillon

Pilotos e comissários aprovam acordo e greve aérea é descartada no Réveillon

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Com informações do PANROTAS

Hermes de Paula/Agência O Globo

Publicado em 29/12/2025 às 08:09 / Leia em 2 minutos

Um acordo firmado entre o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) e as companhias aéreas, com mediação do Tribunal Superior do Trabalho (TST), afastou o risco de greve que poderia provocar atrasos e cancelamentos de voos em todo o país durante a virada do ano. A negociação garantiu a normalidade das operações aéreas no período do Réveillon, considerado um dos mais movimentados do calendário.

Em votação on-line realizada nos dias 27 e 28 de dezembro, os aeronautas da aviação regular aprovaram a proposta de renovação da Convenção Coletiva de Trabalho para o período 2025/26. Do total de votos registrados, 65,93% foram favoráveis ao acordo, 32,77% contrários e 1,29% resultaram em abstenção. Com o resultado, a assembleia que poderia deflagrar a greve foi oficialmente cancelada.

Segundo o governo federal, o entendimento garante a segurança dos passageiros e a normalidade dos voos em todo o território nacional. As negociações envolveram principalmente profissionais da aviação regular, já que os funcionários da Latam haviam aprovado anteriormente uma proposta específica.

A proposta mediada pelo TST manteve cláusulas já acordadas anteriormente e substituiu um abono de 14% pela correção das cláusulas econômicas, com exceção das diárias internacionais, pelo INPC. A medida representa um ganho real estimado em 0,5% para a categoria. O texto também prevê reajuste de 8% no vale-alimentação.

Apesar do avanço nas negociações com os aeronautas, a situação dos aeroviários ainda permanece indefinida. Em São Paulo, profissionais que atuam em áreas como check-in e manutenção, especialmente no aeroporto de Congonhas, rejeitaram a proposta apresentada e ainda devem deliberar sobre um eventual estado de greve.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia