A cantora Mariene de Castro usou as redes sociais nesta sexta-feira (26) para prestar uma homenagem especial a Mãe Carmen. Filha de santo do Terreiro do Gantois, a artista relembrou um momento marcante ao lado da Ìyáloriṣa, quando cantou na cerimônia de entrega da Comenda Maria Quitéria, realizada na Câmara Municipal de Salvador, em 2023.
Na ocasião, Mariene interpretou a canção “A Força do Gantois”, do sambista soteropolitano Nelson Rufino. A música exalta a força ancestral e espiritual de Mãe Carmen, reconhecida por manter viva a tradição de um dos terreiros mais emblemáticos da Bahia e do Brasil.
Na época, Mariene se apresentou cantando a música “A Força do Gantois”, do sambista soteropolitano Nelson Rufino. A música fala sobre a força ancestral carregada por Mãe Carmen, que foi reconhecida por manter viva a tradição de um dos terreiros mais famosos da Bahia.
Em outras publicações, a cantora compartilhou registros ao lado da mãe de santo e lamentou profundamente sua partida. “Meu amor. Minha maior saudade, minha estrela maior. Queria morar nesse abraço, mãe… Ah minha mãe. Meu amor será pra sempre seu”, escreveu.
Mãe Carmen morreu na manhã desta sexta-feira (26), aos 96 anos. Ela estava internada há duas semanas no Hospital Português, em Salvador, onde tratava uma forte gripe. Sua morte gerou comoção entre artistas, líderes religiosos e admiradores de sua trajetória de fé.
Ver essa foto no Instagram