O clima de devoção e agradecimento da “Sexta-feira da Gratidão”, celebrada nesta sexta (26) na Colina Sagrada, foi momentaneamente interrompido por uma saia justa ao vivo no “Jornal da Manhã”, da TV Bahia.
O âncora Ricardo Ishmael não poupou críticas e rebateu um turista do Rio de Janeiro que fez um comentário considerado desrespeitoso durante uma entrevista.
A situação ocorreu quando o repórter Phael Fernandes entrevistava fiéis que subiam a Colina do Bonfim para as últimas orações do ano.
Ao abordar um homem, identificado como Edson, o repórter foi surpreendido por uma tentativa de piada. “Eu não gosto da Bahia, mas amo a baiana”, disparou o turista carioca.
Phael contornou a situação e seguiu ouvindo outras pessoas, incluindo crianças e famílias que demonstravam respeito e fé no local sagrado. No entanto, ao retornar para o estúdio, Ricardo Ishmael fez questão de responder.
Visivelmente incomodado com a postura do entrevistado, o apresentador traçou um paralelo entre o comportamento do homem adulto e o de uma criança ouvida na mesma reportagem.
“Ou seja, um menino de sete anos de idade ensinando um turista carioca como se respeita e se porta na casa do Senhor do Bonfim. Um garoto de sete anos ensina esse turista, que para cá veio, como agir”, iniciou Ishmael.
Na sequência, o âncora foi direto e mandou um recado ao visitante: “Se não gosta da Bahia, não é bem-vindo aqui. Arruma as malas e vai embora. Perdeu a chance de ficar calado aqui”.
Ricardo Ishmael mostrando como se deve tratar um turista folgado e que não sabe respeitar o lugar que visitapic.twitter.com/MOtDPmgcGj
— Matheus Simoni (@teusimoni) December 26, 2025